Publicado em 31 jan 2023

A privatização da Sabesp certamente traria mudanças dentro do setor

Redação

A privatização da Sabesp certamente traria mudanças dentro do setor, visando garantia de uma melhor gestão, eficiência, e controle de gastos uma vez privatizada, poderia criar uma rede de saneamento adequada, dada a ineficiência ainda muito presente no Brasil nesse quesito. Retomando a questão da prestação do serviço, a privatização do setor pode trazer alternativa ao cidadão em buscar outro provedor daquele serviço, desde o fornecimento de água, como de melhorias, manutenção e assim por diante, até mesmo, tarifas melhores.

Julian Alexienco Portillo – 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), como parte do setor de saneamento básico brasileiro, responde pelo serviço de esgotamento sanitário e abastecimento de água, considerados serviços essenciais para a sociedade que devem ser prestados de forma universal e completamente adequadas para atender os requerimentos de saúde pública, desenvolvimento econômico e o meio ambiente. No Brasil, há aproximadamente 34 milhões de pessoas sem abastecimento de água e somente a Sabesp é responsável por atender 70% da população urbana do estado de São Paulo de acordo com informações do seu próprio site.

Apesar do setor de saneamento e água ser um monopólio natural, a Sabesp é uma empresa de capital misto, onde há uma parte do controle do estado e uma outra parte de capital privado, sendo que o estado de São Paulo possui 51% do controle acionário de acordo com a Lei Estadual 11.454/2003. Se olharmos desde o ponto de vista do Estado como gestor de uma empresa deste porte e única provedora deste serviço como se caracteriza o setor, haveria a possibilidade de uma intervenção de mercado a...

Artigo atualizado em 31/01/2023 05:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica