Publicado em 30 mai 2023

A determinação da força máxima e alongamento dos tecidos

Redação

O método especifica um procedimento para determinar a força máxima e o alongamento na força máxima de tecidos têxteis usando um método de tiras. Dois conjuntos de amostras são preparados, um na direção da urdidura e outro na direção da trama. Para este teste, é importante ter uma taxa de dados aumentada para garantir a captura de um grande número de pontos de dados. Isso ocorre porque quando as fibras individuais dentro da malha falham, a taxa de dados deve ser rápida o suficiente para capturar esses picos. A resistência à tração é um índice significativo no teste de tecidos, pois existem vários fatores que têm impacto na resistência à tração que podem otimizar a qualidade do produto. Há alguns fatores que influenciam a resistência à tração do tecido, como o material do fio acabado e a proporção do fio misturado, a finura das fibras e do fio (contagem ou especialidade), a homogeneidade do fio acabado, a umidade recuperação ou teor de umidade, um único fio ou um fio, o número de torções (coeficiente de torção) do fio único e do fio e a vida útil de armazenamento da fibra ou fio. Existem também outros fatores como o alongamento das fibras elásticas, que podem resultar em grandes diferenças entre diversos tecidos. Diferentes resistências de urdidura e trama resultam na resistência da ruptura superior. Deve-se verificar se ele tem uma borda de tecido, uma borda sólida ou crua e se não faz contato com manchas e dobras, e a que distância está da borda do tecido original, portanto, a amostra deve ser retirada pelo menos 150 mm da borda, o que faz uma grande diferença no resultado do teste. Além disso, tecidos manchados e tecidos após desengomagem, tingimento e acabamento, especialmente tecidos submetidos a imersão e acabamento especial, variam consideravelmente no aspecto de resistência. O processo de tecelagem, tingimento, escovação, etc., possui um efeito na força de tração têxtil. Os fios mais grossos têm melhor resistência do que os fios mais finos, a sarja é melhor do que o liso, o não escovado é melhor do que o escovado, e quanto menos corrosivo o tingimento é melhor. Há um procedimento normativo para determinar a força máxima e alongamento à força máxima de tecidos utilizando o método de tira.

As propriedades de tração de tecidos envolvem o contexto de vários métodos de ensaio para a determinação de certas propriedades mecânicas dos tecidos, utilizando equipamentos de ensaio de tração, por exemplo, propriedades de tração, propriedades de resistência da costura, propriedades de rasgo, esgarçamento da costura. O procedimento especificado nas normas deve atender onde for aplicável e os resultados obtidos por um dos métodos devem ser comparados com os obtidos por outros métodos.

A máquina de ensaio de razão constante de extensão (CRE) é um equipamento de ensaios de tração provido de uma garra que é fixa e outra garra que se move com uma velocidade constante durante todo o ensaio, o sistema de ensaio completo, é praticamente isento de deflexão e o ensaio de tira é o de tração em que toda largura da amostra de ensaio que deve ser presa nas garras do equipamento de ensaio. A distância entre garras é aquela entre os dois pontos de fixação efetiva de um dispositivo de ensaio. Os pontos de fixação (ou linhas) de garras podem ser verificados pela fixação de um corpo de prova sob pré-tensão definida junto com um papel d...

Artigo atualizado em 30/05/2023 04:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica