A circularidade pode ser uma nova era de sustentabilidade na indústria
Redação
A circularidade se tornou importante no setor industrial porque representa um ciclo contínuo de produção, consumo e reciclagem no qual os materiais são reutilizados e regenerados em vez de descartados após o uso, reduzindo o desperdício e a poluição, e promovendo a conservação de recursos naturais e a mitigação dos impactos ambientais. Essa abordagem fortalece a reputação e a lealdade do consumidor às empresas, assim como aumenta a eficiência e reduz os custos operacionais no longo prazo.
Claudia Guimarães –
A indústria está testemunhando uma mudança transformadora em direção à circularidade impulsionada tanto pelo aumento da consciência ambiental quanto pela necessidade da adoção de práticas mais sustentáveis. Esse movimento está redefinindo não apenas a forma de produção, mas também sobre como os recursos estão sendo utilizados e os resíduos gerados.
De acordo com o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), as indústrias respondem por 34% do carbono global - resultado de atividades intensivas como siderurgia, produção de cimento e químicos, entre outras. Diante desse cenário, a circularidade se torna importante no setor industrial porque representa um ciclo contínuo de produção, consumo e reciclagem no qual os materiais são reutilizados e regenerados em vez de descartados após o uso, reduzindo o desperdício e a poluição, e promovendo a conservação de recursos naturais e a mitigação dos impactos ambientais.
Essa abordagem fortalece a reputação e a lealdade do consumidor às empresas, assim como aumenta a eficiência e reduz os custos operacionais no longo prazo. Esse modelo de economia impul...