Publicado em 26 jan 2021

Como andam a responsabilidade social e o direito ambiental?

Redação

No início deste século, cresceu no país o conceito de responsabilidade social das empresas, trazendo no seu bojo o compromisso ambiental como um dos elementos de realização e ética das atividades produtivas e do compliance perante o quadro de colaboradores, fornecedores, clientes e a comunidade. De fato, a solução ou minimização dos problemas ambientais exige uma nova atitude dos empresários, que devem passar a considerar o meio ambiente em todas as suas decisões.

Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno –

Desde o advento da primeira Revolução Industrial observa-se que há o início de um processo de uso dos bens ambientais nunca visto antes. A explosão demográfica, produção em larga escala, demandas de consumo sempre maiores, competitividade desenfreada por mercados e a ocupação desregrada dos espaços públicos geraram novas formas de poluição e a discussão sobre o progresso a qualquer custo.

Na sequência surgiram movimentos preocupados em conciliar o crescimento econômico com a preservação, com estímulo à busca por novas tecnologias e mecanismos capazes de contribuir para o desenvolvimento limpo, em conjunto com a produção de legislações voltadas à proteção do meio ambiente. No Brasil, os primeiros diplomas legais voltados aos cuidados com a natureza foram editados a partir da década de 1970 e 1980.

Neste contexto, muitas empresas se restringiam ao cumprimento da legislação específica que trata do licenciamento e do controle de poluição do ar, da ág...

Artigo atualizado em 26/01/2021 04:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica