A automação do atendimento ao cliente otimiza o trabalho e os recursos
Redação
Os aplicativos que integram chatbots, assistentes virtuais e automação de fluxos de suporte são ferramentas importantes para otimizar o relacionamento com os consumidores, beneficiando empresas de todos os setores. Além disso, o uso da tecnologia nessa comunicação pode ser estratégico para a coleta de dados e personalização dos serviços.

Rafael Franco –
O ano de 2025 chegou mostrando que a tecnologia não vai esperar o tempo das empresas para se adaptarem. É preciso agir rápido e estar sempre um passo à frente na inovação. Neste cenário, a automação no atendimento ao cliente transforma a interação com os clientes em algo mais acertado e objetivo.
Esse processo permite atender a milhares de pessoas simultaneamente, reduzir o tempo de resposta e melhorar a experiência do usuário. Pesquisas indicam que os chatbots, por exemplo, podem resolver até 80% das consultas realizadas pelos consumidores sem a necessidade de intervenção humana, conforme estudo da Juniper Research.
Essa funcionalidade destaca o papel estratégico da inteligência artificial na redução de custos operacionais e no aumento da produtividade das equipes de atendimento. Além disso, os bots oferecem suporte ininterrupto, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, o que garante agilidade e experiências positivas para o público.
Estes resultados consolidam os chatbots como uma solução eficaz e escalável no mercado atual. Os aplicativos que integram chatbots, assistentes virtu...