Publicado em 22 nov 2022

As mangueiras de borracha para soldas devem cumprir a norma técnica

Redação

As mangueiras para soldas devem ser com superfície dupla, sendo usadas também para corte e aquecimento. Ao tentar diferenciá-la das demais, é possível perceber que elas possuem um componente verde, aplicado em gases oxigênio e outro vermelho, para acetileno, ambos em borracha nitrílica bastante reforçada em malha de fios sintéticos. A função de soldagem é desempenhada com frequência em funilarias, oficinas mecânicas e de manutenção, caldeirarias, construção civil e demais indústrias nas quais possa ser preciso usar uma mangueira para solda, corte e processos correlatos. Devem ser flexíveis, rígidas para não sofrer fraturas, resistentes a produtos químicos, podendo ser usadas para conduzir o gás liquefeito de petróleo (GLP) e devem ser lisas por fora, permitindo uma melhor manipulação por parte do usuário. Normalmente, possuem três camadas: a primeira é interna e de TPE (elastômero termoplástico, a borracha nitrílica), a do meio é fabricada com reforço de fibra de poliéster e a parte externa também em TPE. Devem ser fabricadas conforme a norma técnica que estabelece os requisitos exigíveis quanto à fabricação, o uso e as aplicações das mangueiras de borracha para solda, corte e processos correlatos.

Da Redação – 

As mangueiras de borracha para soldas, cortes e processos correlatos podem ser de linha simples, do tipo 1, que é individual para pressão máxima de trabalho de 1 MPa e pressão mínima de ruptura de 4 Mpa e o do tipo 2 que é uma mangueira individual para pressão máxima de trabalho de 2 MPa e pressão mínima de ruptura de 8 Mpa. A de linha dupla, do tipo D, é formada por duas mangueiras unidas ao longo de seu comprimento, formando uma única peça, com união feita no processo de vulcanização ou com uso de adesivo apropriado, sendo uma mangueira para oxigênio e a outra para o gás combustível, para pressão máxima de trabalho de 2 MPa e pressão mínima de ruptura de 8 MPa.

Para os graus de resistência ao gás combustível, o grau R é de uma mangueira para utilização somente com acetileno, não resistente a óleo no tubo interno e cobertura e a do grau T é para ser usada com acetileno e/ou GLP, resistente a óleo e chama no tubo interno e cobertura. A temperatura de operação intervalo entre o mínimo e o máximo da temperatura a que a mangueira pode ser submetida. A temperatura de operação fora do especificado pode gerar red...

Artigo atualizado em 22/11/2022 04:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica