A conformidade de fabricação e uso das mangueiras para sistemas hidráulicos
Redação
As mangueiras hidráulicas são normalmente construídas com borracha flexível e apresentam uma série de camadas para oferecer resistência e durabilidade. Estas camadas são compostas por um tubo interno, uma camada reforçada e uma camada externa. Assim, ela deve permitir que o fluido flua de um componente para outro – neste caso, fluido hidráulico. A mangueira é o conduíte que garante que o fluido possa viajar sem impedimentos e é uma parte vital para manter os sistemas hidráulicos em movimento. Na verdade, se uma mangueira hidráulica falhar, poderá paralisar linhas de produção inteiras e desligar máquinas vitais até que a mangueira possa ser substituída. Deve-se compreender os parâmetros normativos para a fabricação, uso, e aplicações, bem como os métodos de ensaio para as mangueiras para sistemas hidráulicos móveis e equipamentos estacionários. Eles se aplicam às mangueiras aplicadas em sistemas hidráulicos utilizando derivados de petróleo ou óleos solúveis em água, ar e água, dentro da faixa de temperatura de especificada para cada tipo e/ou construção.
Da Redação –
As mangueiras hidráulicas são elementos de ligação flexíveis utilizados para levar o fluido pressurizado, geralmente óleo, vindo da bomba hidráulica até um elemento que necessite dessa força para alguma movimentação, como levantar uma caçamba de um caminhão ou algum movimento de uma lança de uma escavadeira, por exemplo. O principal fluido utilizado nas mangueiras hidráulicas é o óleo, mas há aplicações onde são utilizados outros fluidos derivados do petróleo, óleos minerais e vegetais, emulsões, água, etc.
Graças a essa versatilidade, o uso das mangueiras hidráulicas é essencial e de suma importância nos diversos setores industriais. Onde há necessidade de movimentação por meio da hidráulica, há necessidade de um condutor de óleo que gere essa movimentação. Pode-se notar muito a utilização de mangueiras hidráulicas nas máquinas de construção civil, nas máquinas para a agricultura, na mineração, prensas hidráulicas, injetoras, indústria automobilística, etc.
Para os efeitos normativos, na inspeção de fabricação, deve-se tomar duas amostras representativas do lote produzido de 150 m a 3.000 m de mangue...