Publicado em 21 dez 2021

Estabelecendo as características de permeabilidade dos geotêxteis

Redação

A contribuição positiva do emprego de geotêxteis como elemento de reforço em sistemas antirreflexão de trincas na camada asfáltica de pavimentos flexíveis, por exemplo, deve-se a dois mecanismos distintos: uma membrana de alívio de tensões, que permite interceptar a energia da trinca, retardando o seu aparecimento na superfície e o controle da infiltração de água por meio de uma contínua barreira de umidade proporcionada pelo material impregnado. Essa técnica de engenharia rodoviária pode ser destaca como a eficácia da camada asfáltica reforçada com geotêxtil com relação à diminuição da propagação e intensidade das trincas. A ação do geotêxtil não tecido como camada impermeabilizante evita a possível perda de capacidade de suporte dos solos e de materiais granulares sob o umedecimento que a infiltração de águas pluviais produz nas trincas do revestimento. A abertura de panelas, geração de afundamentos em trilha de roda e o bombeamento de finos, serão menos expressivos ou evitados, levando o pavimento a permanecer em uma condição funcional adequada por um período de tempo adicional. Assim, a quantidade de ligante é fundamental para que o sistema geotêxtil/asfalto funcione adequadamente. O ligante pode formar uma barreira de baixa permeabilidade no tecido unindo-o à camada subjacente. Nesse caso, os ensaios de permeabilidade em geotêxteis mostraram que houve a passagem de um menor fluxo de água. A permeabilidade na direção normal ao plano dos geotêxteis é, em geral, muito elevada. Além disso, os geotêxteis são materiais compressíveis e essa propriedade decresce com o aumento dos esforços normais aplicados ao material. Dessa forma, para cada espessura, o material apresenta uma condutividade hidráulica diferente. Em vista desse comportamento, define-se a permissividade como um indicador da quantidade de água que pode passar através do geotêxtil em uma condição isolada. Essa propriedade correlaciona o coeficiente de permeabilidade normal com a espessura do geotêxtil. Pode-se ressaltar que existem dois métodos de ensaio para a determinação das características de permeabilidade à água normal ao plano, de uma camada única de geotêxtil ou produto correlato: o método da carga constante; e o método da carga variável.

Da Redação – 

Existem diversos modelos de geotêxtil, voltados para diferentes funções em uma obra. Os mais comuns são do tipo tecido ou não-tecido, mas também existem os tipos tricotados e reforçados. Cada um possui características próprias capazes de atender às mais variadas necessidades. Eles podem prevenir ou limitar os danos locais causados por um determinado elemento, como a chuva ou o vento, e na melhoria das propriedades mecânicas do solo ou de outros materiais de construção.

Os geotêxteis também são úteis na prevenção da mistura de solos com outros materiais. Isso é fundamental, por exemplo, no caso de barragens de rejeito na mineração, onde o material descartado no processo deve ser mantido fora do meio ambiente graças às suas propriedades químicas.

Eles também permitem a passagem de líquidos enquanto retém o solo, oferecendo maior segurança para obras de drenagem e terraplenagens. De acordo com os diferentes modelos é possível conseguir um nível maior ou menor de impermeabilização, de acordo com as necessidades do projeto.

Por suas características específicas, os geotêxteis oferecem a possibilidade ...

Artigo atualizado em 15/12/2021 12:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica