Publicado em 08 mar 2022

O comportamento em deformação e na ruptura de geossintéticos

Redação

A aplicação de geossintéticos como elemento separador é comum em estradas, ferrovias, aeroportos e estacionamentos, especialmente quando se realizam tais obras sobre solos moles coesivos, uma vez que sua utilização impede a mistura entre o subsolo e os materiais dos aterros utilizados nas obras, evitando a contaminação da base constituída de agregado e a resultante perda de resistência da mesma. Os ensaios mostram que apenas 20% em peso do solo do subleito misturados ao solo de base são suficientes para reduzir a capacidade de suporte desta à do subleito. Esse problema normalmente é devido ao movimento de grande quantidade de água. Quando grandes cargas transversais são aplicadas à superfície da rodovia, dá-se uma ação de bombeamento que acelera o movimento de água e a migração das partículas de solo, acelerando o processo de falha na rodovia. A permeabilidade e a resistência são os dois critérios mais importantes para a escolha do geossintético com a função de separação. Pelo critério de permeabilidade, estima-se que a água se mova através do geotêxtil enquanto este retém parte do solo fino sem sofrer colmatação; pelo critério de resistência, o geotêxtil deve suportar o processo construtivo e as pressões de tráfico sobre a camada de material granular. Um ponto muito importante a ser observado quanto ao uso de geossintéticos como elementos separadores consiste em não ser esse uso o que define a estabilidade do pacote asfáltico, ou seja, a estabilidade estrutural de todas as camadas de pavimento deverá ser avaliada mediante critérios específicos. Deve-se entender o método para determinação do comportamento em deformação e na ruptura, por fluência sob tração não confinada, de geossintéticos.

A resistência à tração do geossintético pode ser entendida quando uma partícula de agregado é pressionada sobre duas outras, mobiliza-se sobre o geotêxtil uma tensão de tração lateral ou em plano qualquer. Com isso é possível estimar qual a máxima deformação que sofrerá o geossintético sob os calços formados pelas duas partículas inferiores. Usando as dimensões, é possível determinar a máxima deformação que ocorrerá no geossintético, sem que haja deslizamento ou ruptura dos agregados.

Hoje, os geossintéticos são usados em diversas situações em engenharia geotécnica especialmente como elementos para reforço de solos, drenos, filtros, camadas de separação ou impermeabilização. Dependendo da função a ser desempenhada na obra, diferentes propriedades são requeridas dos geossintéticos.

Os materiais constituintes dos geossintéticos são os polímeros. Os polímeros são macromoléculas compostas por unidades menores denominadas monómeros, que são estruturadas num processo denominado de polimerização. Na polimerização dá-se a junção dos monómeros de modo a formarem macromoléculas, variando as propriedades de um polímero de acordo com o número e o ti...

Artigo atualizado em 08/03/2022 12:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica