Publicado em 12 jul 2022

A marcação dos equipamentos “Ex” com diferentes níveis de proteção

Redação

Uma área classificada é aquela onde foram avaliados os níveis de risco e determinada como local com probabilidade da existência ou com possibilidade de formação de misturas explosivas pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras combustíveis misturadas com o ar. A norma define como atmosferas explosivas a mistura com ar, sob condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, poeira, fibras, ou combustíveis suspensos os quais, após ignição, permitem autossustentação da propagação. O nível de proteção atribuído ao equipamento baseado em sua probabilidade de se tornar uma fonte de ignição e distinguindo as diferenças entre atmosfera explosiva de gás, atmosfera explosiva de poeira e atmosfera explosiva em minas suscetível ao grisu. As minas de carvão sujeitas a grisu (Grupo I): EPL Ma: equipamento com nível de proteção muito alto. EPL Mb: equipamento com nível de proteção alto. Gases (Grupo II): EPL Ga: equipamento com nível de proteção muito alto. EPL Gb: equipamento com nível de proteção alto. EPL Gc: equipamento com nível de proteção moderada. Poeiras (Grupo III): EPL Da: equipamento com nível de proteção muito alto. EPL Db: equipamento com nível de proteção alto. EPL Dc: equipamento com nível de proteção moderado. Há requisitos alternativos para a fabricação, ensaios e marcação de equipamentos “Ex” que contenham partes de equipamentos com diferentes níveis de proteção de equipamento (EPL - equipment protection level) e elementos de separação. Estes equipamentos “Ex” são montados em fronteiras onde diferentes EPL são requeridos, por exemplo, entre diferentes áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis ou em áreas classificadas contendo gases inflamáveis adjacentes a áreas classificadas contendo poeiras combustíveis.

Da Redação – 

Sob o ponto de vista de segurança industrial, levando em consideração as não conformidades que são verificadas nas inspeções das instalações “Ex” existentes, bem como os acidentes e explosões que ocorrem neste tipo de instalações, decorrentes destas não conformidades, pode ser verificado que somente a certificação dos equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas, nem das pessoas que nelas trabalham. Para a elevação dos níveis de conformidade normativa e de segurança industrial das instalações “Ex”, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”, existe também a necessidade da certificação prioritária das empresas de serviços “Ex”, incluindo a classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, comissionamento, manutenção e reparos de equipamentos e instalações “Ex”, bem como da certificação prioritária das competências pessoais “Ex” dos profissionais que executam tais atividades.

No caso dos elementos de separação, eles são considerados para equipamentos elétricos e não elétricos. Se a energia mecânica puder ser transform...

Artigo atualizado em 12/07/2022 01:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica