Publicado em 24 mai 2022

Um software para auxiliar na seleção de fornecedores com vantagem competitiva

Redação

O objetivo deste texto é relatar o procedimento desenvolvido pelo autor para selecionar fornecedores pela ótica da vantagem competitiva e apresentar o software https://supplier.camposearmas.com.br, construído para facilitar a empresa na utilização desse procedimento. Esse projeto foi suportado financeiramente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido no período de 2019 a 2022 e se configura em um artefato.

José Luiz Contador – 

Esse projeto foi suportado financeiramente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido no período de 2019 a 2022 e se configura em um artefato. Os critérios usualmente adotados na seleção de fornecedores, apesar de muito diversificados, são orientados pelos objetivos da empresa, como prega o planejamento estratégico, que teve seu auge na década de 1960.

Nessa época, os desafios competitivos não eram significativos, e por isso ele focava o desenvolvimento de instrumentos que permitissem à empresa aumentar sua participação de mercado, pouco levando em consideração a ação dos concorrentes. Daí, considerar na sua essência apenas duas entidades: a empresa e o mercado comprador.

O final dos anos de 1970 trouxe consigo a intensificação da competição entre empresas, impulsionada pela importância do ambiente externo da organização e do seu posicionamento competitivo nesse ambiente. Deste cenário surgem os conceitos de estratégia competitiva e de vantagem competitiva, que consideram na sua essência três entidades: a empresa, o mercado comprador e o concorrent...

Artigo atualizado em 24/05/2022 06:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica