Os impactos do uso de álcool e drogas nas relações de trabalho
Redação
O alcoolismo e a dependência química são doenças reconhecidas pela OMS e se pode ressaltar a importância de tratá-las com seriedade nas empresas. Os riscos que essas substâncias trazem, não apenas para a saúde do trabalhador, envolvem a segurança e a produtividade no trabalho.

Giovanna Tawada –
O alcoolismo e a dependência química são considerados doenças pela Organização Mundial de Saúde e por isso devem ser tratadas da mesma maneira do que qualquer outra doença. O uso excessivo de álcool e drogas é um problema que afeta a saúde dos trabalhadores das mais variadas formas, porém, no ambiente de trabalho, a questão se torna ainda mais grave.
O empregado dependente de álcool ou drogas, pode sofrer ou causar acidentes de trabalho, especialmente em atividades que envolvam operação de máquinas pesadas ou trabalho em altura, aumentando significativamente o risco de acidentes de trabalho. O Ministério da Previdência destaca que trabalhadores sob o efeito de substâncias psicoativas têm a capacidade de reação e percepção prejudicada, o que eleva as chances de falhas operacionais e incidentes.
Além disso, referidas doenças causam a redução da produtividade do empregado, prejudicando a atenção, a concentração e a tomada de decisões, podendo resultar em uma queda significativa da produtividade, aumento dos afastamentos e licenças médicas e, consequentemente, afetar a interação social no ambie...