O papel estratégico do cobre na otimização do aquecimento solar
Redação
A importância do cobre no setor ainda se dá por sua maleabilidade e facilidade de manuseio, que permite a fabricação de tubulações e componentes com formas específicas, facilitando a integração em diferentes configurações de sistemas de aquecimento solar e proporcionando flexibilidade do design até a instalação. Em um mercado cada vez mais atento às questões ambientais, o metal também sai à frente pela sustentabilidade, já que é um material reciclável.
Ricardo de Luca –
Diante da expressiva produção de aquecedores solares no Brasil, que alcançou 1,78 milhão de metros quadrados em 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica, um material ganha destaque: o cobre. Esse mercado em franco crescimento representa uma oportunidade estratégica para a expansão do investimento em soluções e inovações que envolvam o uso do metal, a fim de otimizar a eficiência e a durabilidade dos sistemas de aquecimento solar, contribuindo para o avanço da energia renovável no país.
Isso porque, sendo uma das principais matérias-primas e um elemento chave em diversas aplicações dentro desses sistemas, o Cobre desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do setor de aquecimento solar graças a suas características únicas, como a excelente capacidade de condutividade térmica e elétrica, que o torna ideal para transferência eficiente de calor nos coletores solares.
Essa propriedade contribui para a eficiência operacional dos sistemas, permitindo a rápida absorção e distribuição da energia solar. Outra característica fundamental do metal é a alta durabilidad...