Publicado em 02 mai 2023

Os métodos de preparação de amostras de minérios de alumínio

Redação

O alumínio é obtido a partir da bauxita, que é uma mistura impura de minerais de alumínio, e os mais importantes são gibbsita Al (OH)3, diásporo AlO (OH) e boehmita AlO (OH). Esses minerais são conhecidos como oxi-hidróxidos de alumínio e suas proporções na rocha variam muito entre os depósitos, bem como o tipo e a quantidade das impurezas do minério, tais como: óxidos de ferro, argila, sílica, dióxido de titânio, entre outras. A maioria das bauxitas economicamente aproveitáveis possuem um conteúdo de alumina (Al2O3) entre 50 e 55%, e o teor mínimo para que ela seja aproveitável é da ordem de 30%. Para a sua amostragem, há uma sequência de operações que abrangem a redução do tamanho de partícula, homogeneização e culminando na divisão da amostra. O número de etapas na preparação de amostra é igual ao número de divisões feitas. Pode ser uma amostra para análise química que é a triturada para passar em peneira de 150 µm para ser usada na determinação da caracterização do minério; uma amostra bruta que é a quantidade de um minério composto de todos os incrementos ou incrementos divididos ou subamostras divididas retiradas de um lote; uma amostra úmida que é usada para a determinação do teor de umidade do lote ou unidade de amostragem; e uma amostra para análise física que é a retirada para a medição das características físicas. Existem especificações normativas para os métodos de tratamento de amostras brutas e subamostras de minérios de alumínio com vistas à preparação de amostras para determinação da umidade, análise química e ensaios físicos.

Da Redação – 

Controlar a consistência do concentrado de minério de alumínio é difícil quando não há um protocolo de amostragem adequado. Uma estratégia de amostragem adequada é necessária para obter os dados para garantia e controle de qualidade eficazes. São necessários conhecimentos em estatística, geoestatística, geologia e amostragem, a fim de se estabelecer as metas realistas para avaliar os níveis de exatidão e precisão em relação aos principais constituintes do minério de alumínio, ou seja, alumina disponível e sílica reativa. A seleção de um protocolo de amostragem apropriado requer a estimativa de heterogeneidades inerentes e a aplicação da teoria da amostragem para minimizar todas as fontes de viés.

Por exemplo, o procedimento de preparação de amostras para ensaios físicos para medir tamanho de distribuição de partículas ou densidade é descrito abaixo. É permitido o uso da amostra úmida após a secagem para a determinação da distribuição do tamanho de partícula ou para a determinação da densidade do material seco em estufa.

Onde for necessária a determinação da densidade do material como recebido, a amost...

Artigo atualizado em 20/04/2023 04:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica