Os critérios normativos obrigatórios para um veículo porta-contêiner (VPC)
Redação
Os embarques internacionais de mercadorias, principalmente no setor marítimo, baseiam-se principalmente no transporte de contêineres que são fabricados em tamanhos padrão e podem ser transportados com eficiência por longas distâncias e transferidos de um meio de transporte sem serem abertos. Os contêineres padronizados transformaram a indústria de remessa e transporte, permitindo o transporte de mercadorias por ferrovia, estrada e navio com facilidade, pois os contêineres podem se encaixar em diferentes formas de transporte com facilidade. A padronização de contêineres ajudou a aumentar a eficiência e as economias de escala no transporte de mais de U$ 3 trilhões de comércio que passam pelos sistemas de transporte a cada ano, de latas de aerossol a animais exóticos. Como um contêiner é uma caixa com grandes dimensões feita de metal ou madeira, destinada ao acondicionamento e transporte de carga, não é qualquer caminhão que consegue transportar um este tipo de produto. Além das normas específicas para este tipo de atividade, o caminhão precisa estar preparado para suportar grandes volumes, uma vez que a caixa em si já é pesada por excelência e ainda tem o peso adicional da carga interna. Há requisitos normativos obrigatórios para o projeto e a verificação da resistência e fixação do contêiner no veículo porta-contêiner (VPC) utilizado no transporte rodoviário.
Da Redação –
A empresa de logística que irá realizar o transporte do contêiner deve fazer uso de uma carreta ou caminhão munck, que já contam com guincho para a descarga. Este tipo de veículo acoplado a um porta contêiner é capaz de suportar o peso e as dimensões de todos os tipos de compartimentos, garantindo que a movimentação da carga seja realizada com precisão e segurança, sem risco de acidentes. Um equipamento veicular tipo prancha e carroceria aberta porta-contêiner é a base tipo carga geral, com estrutura metálica, assoalho e DIF, que possibilita o transporte de carga geral ou de contêineres, conforme as tabelas de classificação de veículos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) (ver figuras abaixo).
A estrutura principal de um VPC, dotada de dispositivos de fixação (DIF), que é exclusiva para o transporte de contêiner(es), deve ser formada por duas vigas longitudinais interligadas por travessas internas e externas ou por travessas passantes, que não possui assoalho e que pode ser utilizada como chassi ou como quadro sobre chassi, nas seguintes configurações: quadro estrutural (sobre chassi) para caminhão; quadro estrutural (chassi com contêiner) tipo reboque; quadro estrutural (chassi com contêiner) tipo semirreboque; quadro estrutural (chassi com contêiner) tipo semirreboqu...