Publicado em 14 mar 2023

Os princípios básicos de amostragem de um lote de minério de ferro

Redação

O requisito básico para um esquema de amostragem correto é que todas as partes do minério no lote tenham a mesma oportunidade de serem selecionadas e tornarem-se parte da amostra para a análise. Qualquer desvio deste requisito básico pode resultar em uma perda inaceitável de exatidão e precisão. Um esquema incorreto de amostragem não é confiável para fornecer amostras representativas. O melhor local de amostragem para satisfazer ao requisito anterior é em um ponto de transferência entre correias transportadoras. Neste local, uma seção transversal completa do fluxo do minério pode ser adequadamente interceptada a intervalos regulares, permitindo a obtenção de amostras representativas. A amostragem in situ de navios, pilhas, contêineres e baias não é permitida, porque é impossível conduzir o equipamento de amostragem até o fundo e extrair a coluna completa de minério. Consequentemente, todas as partes do lote não têm a mesma oportunidade de serem amostradas. O único procedimento efetivo é a amostragem em um ponto de transferência no final ou entre correias transportadoras, quando o minério está sendo transportado de, ou para, um navio, pilha, contêiner ou baia. A amostragem in situ de situações estacionárias como caminhões ou vagões é permitida apenas para minérios com tamanho máximo nominal menor do que 1 mm, desde que o dispositivo de amostragem, como uma lança ou um trado, penetre a profundidade total do concentrado no ponto selecionado de amostragem e a coluna completa do concentrado seja extraída. Há requisitos normativos básicos para o projeto, instalação e operação dos sistemas de amostragem, para amostragem mecânica, amostragem manual e preparação de amostras coletadas de um lote durante sua transferência. Isto é feito para determinar sua composição química, teor de umidade, distribuição granulométrica e outras propriedades físicas e metalúrgicas do lote, exceto a densidade a granel.

Da Redação – 

O processo de amostragem dos minérios de ferro consiste na retirada de quantidades moduladas de material (incrementos - quantidades de minério de ferro ou minério de ferro pré-reduzido coletada em uma única operação de um dispositivo de amostragem ou divisão de amostra) de um todo que se deseja amostrar, para a composição da amostra primária ou global, de tal forma que essa seja representativa do todo amostrado. Em seguida, a amostra primária é submetida a uma série de etapas de preparação que envolvem operações de redução de granulometria, homogeneização e quarteamento, até a obtenção da amostra final, com massa e granulometria adequadas para a realização de testes e/ou análises química e instrumental.

Cabe ressaltar que a representatividade referida é válida para parâmetro (s) de interesse (densidade, teor, umidade, distribuição granulométrica, constituintes minerais) definido (s)a priori. E, ainda, que cuidados devem ser tomados para que essa representatividade não se perca, quando da preparação da amostra primária. A amostragem é um processo aleatório, e sua teoria envolve o estudo dos diferentes erros ...

Artigo atualizado em 14/03/2023 05:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica