Publicado em 29 jul 2025

Os requisitos obrigatórios para os cabos de potência com condutores de cobre

Redação

Esses cabos de potência devem ser designados pela tensão de isolamento (Uo/U): 0,6/1kV; pelo número de condutor fase, tipo de construção (concêntricos ou reunidos) e seção nominal em milímetros quadrados; pelo tipo de isolação dos condutores fase: XLPE; e pelo tipo de isolação externa ao condutor de neutro: XLPE (Tipo 1) ou PE (Tipo 2). Os requisitos normativos para esses cabos de potência abrangem os condutores de cobre (1, 2 ou 3 condutor(es) fase(s) e 1 condutor neutro), multipolares, para tensões até 0,6/1 kV, dos seguintes tipos: tipo 1 com condutor(es) fase(s) isolado(s) com polietileno termofixo (XLPE) e o condutor neutro concêntrico com isolação externa de polietileno termofixo (XLPE), para temperatura máxima no condutor fase de 90 °C; e o tipo 2 com condutor(es) fase(s) isolado(s) com polietileno termofixo (XLPE) e o condutor neutro concêntrico com isolação externa de polietileno termoplástico (PE), para temperatura máxima no condutor fase de 70 °C. Quando são previstos mais de um condutor fase, estes devem ser reunidos helicoidalmente ou dispostos concentricamente. O condutor neutro deve ser aplicado sempre de forma concêntrica, sobre uma isolação interna em cabos unipolares ou sobre uma capa interna adequada em cabos multipolares. Eles, normalmente, são utilizados em instalações fixas aéreas ou em fachada nos circuitos de distribuição e utilização de energia elétrica, para ligações de consumidores em baixa tensão.

Da Redação – 

Para a inspeção dos produtos, os ensaios previstos pela norma são classificados em: ensaios de recebimento (R e E); ensaios de tipo (T); e ensaios de controle. Antes de qualquer ensaio, deve ser realizada uma inspeção visual sobre as unidades de expedição, para verificação das condições estabelecidas na norma. 

Os ensaios de recebimento dividem-se em ensaios de rotina (R), como o de resistência elétrica dos condutores fase e neutro; de tensão elétrica da isolação interna e externa; de resistência de isolamento à temperatura ambiente da isolação interna e externa; e de centelhamento da isolação interna e externa. Os ensaios de rotina (R) são feitos nas unidades de expedição, conforme critério de amostragem estabelecido na norma, com a finalidade de demonstrar a integridade do cabo.

Os ensaios especiais (E) incluem a verificação da construção do cabo; a tração nas isolações, antes e após o envelhecimento; o alongamento a quente, quando aplicável; e a determinação do percentual de cobertura do condutor concêntrico. Eles devem ser feitos em amostras de cabo completo, ou em componentes retirados ...

Artigo atualizado em 22/07/2025 10:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica