Publicado em 15 dez 2020

O impacto da falta de eficiência energética no Brasil

Redação

Existem estudos mostrando a falta de eficiência energética no Brasil. Segundo pesquisa do Instituto E+, o investimento nacional não chega a 50% do total feito por países europeus e estima-se que, para chegar ao nível da União Europeia, por exemplo, o país ainda precise de 20 anos de caminhada. Em um período de três anos (2014-2016) o desperdício de energia no Brasil custou R4 61,7 bilhões. Por isso, há a necessidade de ações voltadas ao mercado de eficiência energética para auxiliar na redução desses gastos nas empresas e, consequentemente, na economia nacional, ressaltando que o conhecimento e a informação sobre esta questão são fundamentais para mapear a origem do desperdício de energia e, então, tomar decisões inteligentes sobre maneiras eficientes de reduzir o consumo.

Rodrigo Pereira – 

Menos é mais. Esse é o conceito básico de eficiência energética: dosar a quantidade de energia utilizada para determinada ação a fim de obter um resultado tão bom quanto outro que foi realizado com uma quantidade maior de energia. Mas será que o Brasil é um país preparado para considerar a eficiência energética no seu dia a dia?

Um estudo, realizado pelo Instituto E+, aponta a falta de eficiência energética no país. Segundo a pesquisa, o investimento nacional não chega a 50% do investimento feito por países europeus e estima-se que, para chegar ao mesmo nível da União Europeia, por exemplo, o país ainda precise de 20 anos de caminhada.

O fato é que o Brasil tem uma carência de investimentos no mercado local para a fabricação de produtos voltados à energia, não possibilitando ao consumidor e às empresas ter à sua disposição uma gama de produtos eficientes e com mais opções de escolha. Além disso, a pouca oferta de incentivos fiscais por parte do próprio governo brasileiro a fim de ajudar desde o fabricante ao consumidor final, torna a energia renovável inviável do ponto de vista financeiro.

...

Artigo atualizado em 15/12/2020 03:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica