Qual o momento certo para comprar energia no mercado livre?
Redação
As empresas interessadas em migrar para o setor devem analisar fatores como prazo de fornecimento e flexibilidade do contrato. O mercado livre de energia sempre foi vantajoso para os clientes. No entanto, até dezembro do ano passado só estava disponível para os consumidores do segmento industrial, o que mudou em janeiro, com a abertura regulatória do setor.
Alan Henn –
A busca por economia e a flexibilização regulatória, que ocorreu no fim do ano passado, têm atraído cada vez mais empresas para o mercado livre de energia. Nos primeiros cinco meses de 2024, 8.936 unidades consumidoras migraram para o setor, como apontam os dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Esse número é 21% maior do que o registrado em 2023 e ressalta o crescimento contínuo do mercado livre. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), cerca de 23 mil empresas indicaram às distribuidoras locais que pretendem realizar a portabilidade para o mercado livre ainda neste ano.
Por isso, o setor deve continuar registrando crescimento nos próximos meses. O mercado livre de energia sempre foi vantajoso para os clientes. No entanto, até dezembro do ano passado só estava disponível para os consumidores do segmento industrial, o que mudou em janeiro, com a abertura regulatória do setor.
Agora, todas as empresas do grupo A (grupo de empresas que estão conectadas à alta tensão), que gastam R$ 8 mil por mês ou mais na conta de luz, podem realizar a portabilidade. Al...