A gestão de frotas eficiente reduz os custos logísticos
Redação
Ter uma gestão de frotas eficiente. apesar de ser a solução mais viável para otimizar as entregas e reduzir os custos, as empresas ainda têm dúvidas sobre como realizar tal atividade para alcançarem a excelência. Porém, existem alguns caminhos para implementar uma gestão de frotas considerando três pilares: os veículos, o comportamento de quem os usa e os insumos.
Fabrício Santos –
O aumento sucessivo no valor dos combustíveis nos últimos meses vem causando impactos no ambiente econômico mundial. No Brasil, o litro do óleo diesel chegou a custar R$ 9 em algumas regiões, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Sabemos que o cenário impacta a todos, pessoas físicas e jurídicas, mas o efeito é maior naqueles que têm como base do negócio, ou parte dele, o transporte.
Os atacadistas e distribuidores, por exemplo, precisam rever seus processos logísticos em busca da redução desses novos custos a fim de evitar o repasse dos aumentos aos seus clientes e consumidores finais e manter uma margem de lucro viável. Uma saída para contornar tal situação é ter uma gestão de frotas eficiente.
Apesar de ser a solução mais viável para otimizar as entregas e reduzir os custos, as empresas ainda têm dúvidas sobre como realizar tal atividade para alcançarem a excelência. Por isso, seguem alguns passos para implementar uma gestão de frotas considerando três pilares: os veículos, o comportamento de quem os usa e os insumos.
- Mapeamento estrutural - Diz respeito a questões como r...