Publicado em 15 ago 2023

A padronização dos medidores de água potável

Redação

O uso da água é muito importante no aspecto econômico. Seu valor reside não só em importância para o desenvolvimento de várias atividades, mas também para beneficiar diretamente pelo povo. O valor da água para usos específicos está diretamente relacionado com o local onde se encontra, a sua qualidade e o tempo que leva para removê-lo. Em vez disso determina a acessibilidade e custos relacionados à aquisição. Sua qualidade determina sua utilização em forma quase direta ou os tratamentos que se deve fazer antes, com os custos que eles exigem. Seu tempo de extração fixará o uso que possa ser atribuído, seja como água, energia ou irrigação. Os medidores de água provem informação básica necessária para conhecer o volume produzido e o volume consumido. A diferença representa o que os técnicos chamam com benevolência do volume não contabilizado, o que de fato representa os vazamentos na rede. Por isso, é essencial o correto funcionamento dos medidores. Estabelecer uma política de medição do volume de água apresenta muitas vantagens. O consumidor paga exatamente o preço correspondente ao volume realmente consumido e não um valor fixado arbitrariamente. Há parâmetros normativos que padroniza o formato do número de série, conexões e dimensões de medidores de água potável destinados à instalação em unidades.

Da Redação – 

Um medidor de água é um componente que permite contabilizar a quantidade de água que passa através dele e é utilizado nas instalações residenciais e industriais dos encanamentos para realizar as cobranças pertinentes aos usuários do mesmo. A vazão nominal é a maior vazão nas condições de utilização, nas quais o medidor é requerido para funcionar de maneira satisfatória dentro dos erros máximos admissíveis. A vazão nominal é expressa em metros cúbicos por hora (m³/h).

Um flange ajustável é composto por um anel com uma ou diversas partes parafusadas entre si, que têm, em uma de suas extremidades, uma união central que pode ser livremente girada em volta do eixo do tubo antes de ser montada. A instalação e monitoramento de um medidor em uma linha de abastecimento permite, tanto à gerencia como aos empregados do imóvel, reconhecer imediatamente a quantidade de água que se tem utilizado e se o consumo está dentro de uma categoria razoável.

Apoiados na informação reunida durante um balanço de água podem ser obtidos dados suficientes para o monitoramento de volumes para avaliar o progresso do programa de uso...

Artigo atualizado em 15/08/2023 05:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica