Publicado em 15 ago 2023

A medição da temperatura do óleo e dos enrolamentos em transformadores

Redação

A temperatura do óleo e do enrolamento são parâmetros críticos medidos em transformadores de potência. A medição de temperatura confiável e precisa garante uma vida mais longa para o seu transformador e é crucial para manter a integridade geral do ativo. Os indicadores de temperatura são mais comumente utilizados para a indicação das temperaturas do topo do óleo ou dos pontos quentes do enrolamento, que são parâmetros críticos para medir dentro de um transformador. Eles são comumente referidos na indústria como indicadores de temperatura do óleo e indicadores de temperatura do enrolamento. As concessionárias de energia elétrica geralmente utilizam indicadores de temperatura do óleo e do enrolamento para fornecer sinais de alarme e controle que são usados ??para ativar os sistemas de controle de resfriamento em um transformador. Há uma variedade de tipos diferentes de indicadores de temperatura do óleo e do enrolamento no mercado com base no tamanho e na funcionalidade exigida nos transformadores de potência. Os indicadores podem ser mecânicos ou eletrônicos integrados para fornecer a capacidade de alarme adicional. Existem especificações normativas obrigatórias para os monitores digitais de temperatura do óleo e dos enrolamentos, utilizado em transformadores de potência definidos na NBR 5356-1 e em reatores para sistemas de potência definidos na NBR 5356-6.

Da Redação – 

A medição da temperatura do óleo em um transformador fornece uma boa indicação do estado operacional geral do equipamento, pois o óleo geralmente carrega o perfil de temperatura mais alto, além de medir o enrolamento direto para pontos quentes de temperatura. Embora o óleo seja uma boa indicação da temperatura mais alta dentro do tanque do transformador, a temperatura geral do óleo muda muito lentamente, pois é um excelente isolante e possui uma grande massa térmica.

Simular a temperatura do enrolamento dará uma ideia mais precisa da temperatura dentro dos enrolamentos versus a temperatura do óleo. Os enrolamentos do transformador são onde o calor é gerado e, portanto, pode-se encontrar as temperaturas mais altas. Com base no estilo ou tecnologia do indicador de temperatura do enrolamento que está sendo usado em seu transformador de potência, a temperatura do enrolamento pode ser simulada usando a corrente do transformador de corrente de várias maneiras.

Isso inclui a simulação dentro do próprio dispositivo, através do uso de um poço aquecido ou placa térmica. Esquemas simulados de temperatura de enro...

Artigo atualizado em 15/08/2023 05:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica