A gestão estratégica das crises nas empresas
Redação
A gestão de crises é um processo de uma organização e uma abordagem baseada em estratégia para identificar e responder a um evento crítico. Um evento crítico pode ser definido como qualquer ameaça, incidente não antecipado ou interrupção negativa com potencial para impactar as pessoas, propriedades ou processos de negócios de uma organização. Estar preparado para responder e se recuperar de um evento crítico requer um plano sofisticado de gerenciamento de crise. Priorizar o gerenciamento de crises também ajuda as organizações a mitigar as consequências secundárias de eventos críticos. Além de qualquer ameaça imediata a pessoas, propriedades e processos, eventos críticos frequentemente produzem efeitos imprevisíveis e em cascata na reputação da marca, satisfação do cliente, moral dos funcionários e até mesmo na cadeia de suprimentos. Estabelecer um plano pode ajudar as organizações a passar de uma posição de reatividade para uma proteção proativa contra todos os efeitos que um evento crítico pode ter sobre uma organização. O planejamento eficaz para gerenciar eventos críticos inclui estabelecer uma equipe de gerenciamento de crise e desenvolver um plano de gerenciamento de crise para manter as pessoas seguras, manter a continuidade dos negócios, permitir uma recuperação rápida e proteger os ativos antes, durante e depois que um evento ocorra. Além disso, é fundamental que toda organização valide e teste seu plano de gerenciamento de crise regularmente e implante a tecnologia certa, como plataformas de gerenciamento de eventos críticos, para dar suporte à resposta eficaz em toda a organização. Há orientações normativas para a gestão de crises a fim de ajudar as organizações a planejar, estabelecer, manter, analisar criticamente e melhorar continuamente a capacidade de gestão estratégica de crises. Elas podem ajudar qualquer organização a identificar e gerenciar uma crise. Os elementos a serem considerados incluem: o contexto, os conceitos essenciais, os princípios e desafios; o desenvolvimento da capacidade de gestão de crises de uma organização; a liderança de crises; os desafios e complexidades de tomada de decisão que uma equipe de gestão de crises enfrenta em ação; a comunicação de crises; o treinamento, a validação e a aprendizagem a partir da crise. Eles se aplicam à alta direção com responsabilidades estratégicas para a entrega de uma capacidade de gestão de crises em qualquer organização. Também podem ser usados por aqueles que operam sob a direção da alta direção. Eles reconhecem a relação e interdependências com várias disciplinas, mas são distintos destes tópicos.
Da Redação –
Uma gestão de crises bem-sucedida requer flexibilidade e criatividade. Pode envolver sair das regras normais da organização ou de seu ambiente de negócios e estar preparado para defender ou justificar suas ações.
Para os líderes da organização, requer clareza de pensamento, visão estratégica, determinação e capacidade de agir de maneira que reflita os valores fundamentais da organização. Em particular, convém que os líderes se comportem com compaixão para com aqueles afetados pela crise e esperem e encorajem esse comportamento em toda a organização.
Os princípios para a gestão de crises são a base para estabelecer e construir a capacidade de gestão de crises que é sustentada pela capacidade operacional. A gestão de crises depende de uma governança eficaz em todos os níveis da organização.
Uma capacidade de gestão de crises depende de estruturas, competência e papéis e responsabilidades claramente compreendidos. A capacidade dos colaboradores em responder a uma crise é impactada pela sua compreensão dos seus papéis e responsabilidades, sendo adequadamente treinados para responder com competê...