O ESG e o fim do lucro a qualquer custo
Redação
O environmental, social, and governance (ESG) é uma estrutura usada para avaliar as práticas de negócios e o desempenho de uma organização em várias questões éticas e de sustentabilidade. Ele também fornece uma maneira de medir riscos e oportunidades de negócios nessas áreas. No entanto, é extremamente importante que a adoção dessas práticas seja genuína, com resultados reais e associada a um interesse legítimo em aumentar a preservação ambiental, a justiça social, a transparência e a ética nas organizações. As empresas que exagerarem na comunicação e fizerem afirmações sobre benefícios ou impactos que não correspondem à realidade, inevitavelmente enfrentarão uma forte reação, causando um efeito contrário ao desejado.
André Chaves –
É inegável que as questões ESG ocupam um lugar central nas agendas de lideranças, acionistas, conselheiros e alta administração das empresas. Elas representam uma mudança fundamental no modo de fazer negócios. Deixaram de ser temas complementares para se tornarem elementos essenciais e vitais para o funcionamento das empresas modernas, sem os quais nenhuma organização poderá sobreviver no futuro.
Essa transformação e a crescente importância do tema são resultado de anos de amadurecimento na forma como as organizações são geridas e na compreensão de seu impacto e propósito. Ficou evidente que não podemos mais buscar o lucro a qualquer custo. Agora, é necessário assumir a responsabilidade de garantir um mundo mais justo, onde as empresas possam exercer suas atividades gerando produtos e serviços que não destruam o meio ambiente, sendo conduzidas com absoluta ética e transparência.
As empresas que não adotarem as práticas ESG enfrentarão um futuro desafiador, uma vez que consumidores conscientes não aceitarão fazer negócios com organizações que causem impactos ambientais ou sociais prejudiciais. À medi...