Publicado em 18 mar 2025

O que as empresas devem buscar no onboarding de colaboradores

Redação

O processo de onboarding é a solução que as empresas encontraram para que haja uma boa integração entre a equipe e o trabalho flua de maneira mais produtiva. Afinal, contratar um novo funcionário é um sinal de sucesso da empresa — mas sua efetivação é apenas o primeiro passo de uma longa jornada. Por isso, integrar um novo membro na cultura organizacional da empresa pode ser um desafio para os gestores. É preciso que o profissional se conecte aos valores e à missão da organização, mergulhando no seu contexto corporativo. Para isso é preciso ter um bom planejamento para que os novos profissionais se sintam parte da empresa de forma mais rápida.

Ari Martire – 

O tema de onboarding é um assunto que eu escrevo de forma recorrente e está ganhando novas características, trazendo impactos cada vez mais significativos na retenção, produtividade e satisfação dos colaboradores. O Brandon Hall Group revelou em um estudo recente que um onboarding eficaz pode aumentar a retenção de novos contratados em até 82%.

A tendência mais promissora é a personalização impulsionada pela inteligência artificial. As empresas utilizarão análise de dados avançada para criar experiências de onboarding sob medida, considerando o histórico, habilidades e preferências de aprendizagem de cada novo colaborador.

Esta abordagem personalizada não só aumentará a eficácia do processo, mas também potencializará o engajamento, que já é significativo. Um estudo da Click Boarding mostrou que os funcionários têm 58% mais probabilidade de permanecer em uma empresa por três anos se tiverem um processo de integração estruturado.

As plataformas de integração inteligentes, como assistentes virtuais e chatbots, aceleram o aprendizado de novos funcionários, enquanto LMS e LXP ganham relevância em te...

Artigo atualizado em 12/03/2025 02:23.

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