As técnicas do ensaio de correntes parasitas em tubos
Redação
Os testes de correntes parasitas em tubos apresentam desafios únicos devido às propriedades magnéticas do material, mas métodos como testes de campo remotos e correntes parasitas de saturação parcial podem superar essas limitações. Os testes convencionais de correntes parasitas são menos eficazes em materiais ferromagnéticos porque sua alta permeabilidade restringe a penetração de correntes parasitas e causa distorção do sinal. O ensaio deve ser executado empregando-se uma das técnicas especificadas na norma. O método de correntes parasitas é sensível a variações metalúrgicas que ocorrem como resultado do processo de fabricação; portanto, nem todas as indicações detectadas implicam tubos defeituosos. A densidade das correntes parasitas diminui exponencialmente com a profundidade de penetração. Como consequência disso, a sensibilidade do ensaio é maior na superfície interna do tubo.

Da Redação –
Nas técnicas de ensaio de correntes parasitas em tubos, na preparação de um tubo-padrão de calibração para tubos com costura, as descontinuidades artificiais devem ser colocadas no metal de solda e no metal-base, quando se espera resposta diferente da solda e do metal-base. O aparelho é, então, ajustado para obter a máxima relação sinal/ ruído. Inspecionando-se apenas o metal de solda, as descontinuidades artificiais devem ser colocadas somente nesta região.
A frequência de ensaio e o tipo de aparelho empregado devem ser considerados quando da escolha da velocidade do ensaio. Certos tipos de sistema de medições são eficientes somente em uma dada faixa de velocidade. Portanto, a velocidade de inspeção deve ficar dentro desta faixa.
As respostas obtidas de descontinuidades naturais podem ser significativamente diferentes das obtidas de descontinuidades artificiais, como furos passantes ou entalhes usinados. Por esta razão, deve ser feito um trabalho que vise estabelecer o nível de ajuste necessário para a detecção de descontinuidades naturais que possam afetar a utili...