A manutenção de tubulações lineares enterradas de água e esgoto
Redação
Normalmente, a manutenção de tubulações lineares enterradas envolve a inspeção, reparo e substituição, com foco na prevenção de falhas e na garantia da segurança e eficiência da infraestrutura. Deve-se manter os registros da rede, estabelecer cronogramas de inspeção, utilizar equipes especializadas e agir preventivamente para minimizar riscos. Há especificações normativas que determinam os procedimentos de manutenção de tubulações lineares enterradas de água e esgoto. Eles se aplicam a obras de manutenção corretiva realizadas por meio de abertura de vala, em trechos de tubulações com diâmetro nominal (DN) de até 400m , mas não são aplicáveis às manutenções em ligações domiciliares de água e esgoto e às instalações aéreas e submersas. Também não se aplicam às manutenções de tubulações enterradas com tubos de aço.

As tubulações enterradas são parte vital da infraestrutura de obras industriais, sistemas urbanos e empreendimentos de saneamento. Assim, apesar de ficarem fora do campo de visão, essas redes cumprem funções essenciais como transporte de água, esgoto, fluidos industriais e gases. Por isso, as falhas nessas estruturas podem causar prejuízos ambientais, financeiros e até riscos à segurança das pessoas.
As tubulações subterrâneas podem apresentar danos silenciosos, que evoluem sem sinais aparentes até que se tornem críticos. Entre os principais problemas que podem surgir, incluem os vazamentos não detectados, que comprometem o solo e desperdiçam recursos; as infiltrações e corrosão externa, provocadas pelo contato com lençóis freáticos ou solos agressivos; as obstruções internas, por acúmulo de resíduos ou incrustações; e os colapsos ou deslocamentos, causados por cargas externas, tráfego pesado ou movimentações do solo.
Dessa forma, o reparo é a execução de conserto de qualquer natureza em tubulações, restabelecendo suas condições operacionais de utilização. A junta elástica é um acoplamento constituído pela união da ponta de um tubo ou uma con...