Publicado em 23 jul 2024

As incertezas dificultam o impulsionamento das empresas de transporte

Redação

Apesar dos bons números, eles não são suficientes para suprir as necessidades do setor. Por exemplo, nesses últimos meses, foi possível ver uma queda nas demandas de transporte de alimentos e bebidas. Entre os motivos da diminuição, podemos elencar aspectos como a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, a queda no poder de compra e o alto endividamento dos brasileiros.

Franco Gonçalves – 

Atualmente, as rodovias correspondem a 62% do transporte de cargas no Brasil, sendo que o transporte de alimentos e bebidas corresponde a 91,4% das mercadorias movimentadas pelo território nacional, segundo o estudo realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC), neste ano. Apesar do impacto do setor na economia do país, as empresas de transporte vêm investido cada vez com maior cautela em planejamentos estratégicos.

A causa dessa precaução está retratada nas incertezas políticas. Muitos executivos não sentem convicção ou confiança nos posicionamentos governamentais, que, na visão dos empresários, não têm sido benéficos para o transporte rodoviário de cargas.

O brasileiro vem enfrentando dificuldades financeiras, que impactam diretamente a demanda de serviços. Nesses últimos meses, foi possível ver uma queda nas demandas de transporte de alimentos e bebidas. Entre os motivos da diminuição, podemos elencar aspectos como a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, a queda no poder de compra e o alto endividamento dos brasileiros.

Infelizmente, observamos os custos operacionais e, consequentemente, d...

Artigo atualizado em 22/07/2024 10:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica