Publicado em 22 ago 2023

As classificações para o isolamento a ruído de impacto em edificações e pisos

Redação

O isolamento acústico de impacto refere-se à redução do som de passos de pessoas andando em uma estrutura de piso. É determinado pelo nível de som de impacto na sala abaixo. Um sistema de forro suspenso pode ser usado para melhorar o isolamento acústico de impacto e, portanto, reduzir o seu nível de ruído. As melhorias estão sempre ligadas a um tipo específico de estrutura de piso. Os métodos de medição de isolamento a ruído de impacto nos elementos de edificações e nas edificações foram normalizados, fornecendo os valores para o isolamento a ruído de impacto que são dependentes das frequências. Assim, a padronização de um método pelo qual os valores dependentes das frequências do isolamento a ruído de impacto permitem ser convertidos em um valor único, caracterizando o desempenho acústico. Assim, há parâmetros normativos que estabelecem as classificações de valor único para o isolamento a ruído de impacto em edificações e pisos, fornece as regras para determinar essas classificações a partir dos resultados das medições realizadas em bandas de terço de oitava de acordo com as ISO 10140-3 e ISO 16283-2, e em bandas de oitava de acordo com essa opção na ISO 16283-2, apenas para medições de campo, estabelece classificações de valor único para a redução sonora de impacto de camadas de piso sobrepostas e de pisos flutuantes calculados a partir dos resultados de medições realizadas de acordo com a ISO 10140-3 e especifica um procedimento para avaliar a redução do nível de pressão sonora ponderada de impacto por camadas de piso sobrepostas em pisos leves. As classificações de valor único têm por objetivo a classificação do isolamento a ruído de impacto e a simplificação da formulação dos requisitos acústicos nos códigos de edificações. Uma avaliação adicional de valor único, em passos de 0,1 dB, é indicada para a expressão da incerteza, exceto para termos de adaptação de espectro. Os valores numéricos das classificações de valor único são especificados quando exigidos para os cálculos.

Da Redação – 

O som viaja através dos edifícios de diferentes maneiras, tanto pelo som transmitido pelo ar quanto pelo som transmitido pela estrutura. Uma forma de som transmitido pela estrutura é conhecida como som de impacto e ele ocorre quando um objeto atinge outro objeto, o que gera um som que viaja por um edifício. Um exemplo comum de som de impacto são os passos no chão. O impacto dos passos em um piso gera um som que é transmitido através do piso. Ocorrências comuns como pessoas correndo, derrubando objetos e até mesmo caminhando causam som de impacto. Isso tem um efeito não apenas nas salas que estão abaixo, mas também nas salas de ambos os lados, pois o som viaja como resultado da vibração do impacto.

O som de impacto geralmente é mais forte à medida que viaja pelo piso e diminui lentamente. É um tipo de som difícil de evitar, pois viaja de maneiras diferentes. As vibrações do impacto fazem com que o som atravesse tetos e paredes.

Existem várias maneiras pelas quais o som de impacto pode ser reduzido ou mesmo evitado em edifícios. Uma maneira é utilizar tapetes macios e almofadas grossas, de modo que as f...

Artigo atualizado em 22/08/2023 03:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica