Publicado em 29 ago 2023

Os ensaios não destrutivos (END) de memória magnética de metal (MMM)

Redação

Esta técnica de END objetiva a determinação da heterogeneidade do estado magnetomecânico de objetos ferromagnéticos, detecção da concentração de defeitos e limites da heterogeneidade da microestrutura metálica; fazer a determinação de locais com aberrações de campo magnético disperso para posterior análise microestrutural e/ou ensaios e avaliação não destrutivos; realizar o diagnóstico precoce de danos por fadiga do objeto inspecionado e avaliação de sua vida útil estrutural; produzir a classificação rápida de objetos de inspeção novos e usados por sua heterogeneidade magnética para ensaios adicionais; implementar as melhoria da eficiência dos ensaios não destrutivos, combinando ensaios de memória magnética de metal com outros métodos ou técnicas de END (ensaios por ultrassom, raios X, etc.), por meio da detecção rápida dos locais de defeitos mais prováveis; e gerar o controle de qualidade de juntas soldadas de vários tipos e sua forma de realização (incluindo solda por contato e ponto). Ver ABNT NBR ISO 24497-2 para mais detalhes sobre esta aplicação. O método pode ser aplicado nas juntas soldadas a garantia da qualidade das juntas soldadas, sendo que os requisitos normativos podem ser aplicados a juntas soldadas de quaisquer tipos de produtos ferromagnéticos: tubulações, embarcações, equipamentos e construções metálicas, conforme acordado com o comprador.

Da Redação – 

A técnica de inspeção de materiais ferromagnéticos é baseada no efeito magnetomecânico, em que quando uma carga é aplicada a um componente ferromagnético, a carga e a presença do campo magnético da terra geram um efeito magnetostritivo que reorienta irreversivelmente os domínios magnéticos em torno das concentrações de tensão. Essas mudanças nos domínios magnéticos permanecem mesmo após a remoção da carga. 

A magnitude das mudanças está relacionada com a carga máxima aplicada. Ao medir a força do vazamento do campo magnético perpendicular à superfície do componente, a técnica MMM fornece informações sobre as concentrações de tensão próximas à superfície do componente. O método MMM é uma técnica de superfície e pode ser usado para detecção de defeitos, detecção de regiões de alta tensão e avaliação do histórico de tensão de um componente.

As pessoas que realizam o ensaio MMM devem seguir os requisitos de segurança locais estabelecidos para ambientes industriais. Antes de iniciar o procedimento de ensaio, todas as pessoas envolvidas devem passar por uma instrução e treinamento de segurança apropria...

Artigo atualizado em 29/08/2023 07:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica