Publicado em 24 out 2023

A conformidade de desempenho dos detectores pontuais de calor

Redação

Para a conformidade normativa, os detectores devem ser verificados por inspeção visual ou avaliação de engenharia, devendo ser ensaiados conforme descrito na norma técnica e atender aos requisitos dos ensaios. Para a provisão para ensaios, os seguintes itens devem ser providenciados para atestar a conformidade com a norma: para detectores restauráveis: 15 detectores; para detectores não restauráveis: 62 detectores; para detectores não restauráveis com sufixo S: 63 detectores; e para detectores não restauráveis com sufixo R: 68 detectores. Os corpos de prova apresentados devem ser considerados representativos da produção normal do fabricante, quanto à sua construção e calibração. Existem requisitos normativos obrigatórios, os métodos de ensaio e critérios de desempenho para os detectores pontuais de calor para utilização em sistemas de detecção e alarme de incêndio para edificações.

Da Redação – 

O detector pontual se refere-se àqueles montados no teto ou na parede que tem o formato aproximado de um cone, onde a sua base contém os sensores do detector. A detecção de fumaça é ideal para a grande maioria dos riscos e aplicações de incêndio, desde escritórios e salas de comunicação até armazenamento. Existem dois tipos principais de detector de fumaça pontual – ionização e detecção óptica.

Os de ionização possuem uma pequena quantidade de material radioativo entre duas placas eletricamente carregadas, o que ioniza o ar e faz com que a corrente flua entre as placas. Quando a fumaça entra na câmara, ela interrompe o fluxo de íons, reduzindo assim o fluxo de corrente e acionando o detector. Os detectores de ionização são ideais para detectar incêndios com chamas rápidas. Já os ópticos usam uma fonte de luz interna dentro do detector para monitorar os níveis de obscurecimento e detectar a presença de fumaça. Eles são indicados para detectar incêndios latentes.

Todos os detectores devem ser fornecidos tanto com dados técnicos quanto com dados de instalação e manutenção suficientes para permitir sua in...

Artigo atualizado em 24/10/2023 12:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica