Os métodos de verificação da resposta dos sensores de emissão acústica (EA)
Redação
Os sensores de EA medem os sinais de energia de alta frequência que são gerados durante a remoção de material da peça de trabalho e dos elementos da máquina envolvidos no processo. As emissões acústicas, também conhecidas como ruído estrutural, dependendo do meio em que são propagadas, são sinais ultrassônicos inaudíveis. Os sinais elétricos medidos dessa forma consistem em frequências características e amplitudes sonoras que são específicas para os processos de corte e, portanto, podem ser usadas para monitoramento de processo. Os sinais do sensor podem ser avaliados e visualizados pelos sistemas de monitoramento conectados. Como até mesmo os menores desvios de sinal são detectados, eles são mais adequados para aplicações que geram forças de corte muito pequenas, onde o nível é muito baixo. Portanto, os sensores são usados principalmente para detecção de quebra e desgaste de pequenas ferramentas, bem como para processos de contato com material, dressagem e retificação. Muitas vezes, a integração é feita opcionalmente junto com outros sensores ou soluções sem sensor para monitoramento de ferramentas e processos. Existem especificações normativas para os métodos que podem ser usados para verificação da resposta de sensores de emissão acústica, incluindo acoplamento, dispositivos de montagem de sensores, cabos e componentes de sistemas eletrônicos.
Da Redação –
A emissão acústica (EA) é um fenômeno no qual o som gerado quando um objeto se deforma ou fratura é emitido como ondas elásticas. Os sensores de EA podem detectar/prever defeitos e fraturas em materiais e estruturas capturando o comportamento de tal geração de ondas elásticas. Eles capturam o chamado não ouvido de produtos que estão além do alcance dos sentidos humanos e são essenciais em muitos campos, desde inspeção de qualidade de produtos até monitoramento de segurança de grandes estruturas.
Quanto à taxa de aquisição de dados do sistema de EA, é influenciada pelos ajustes do sistema, como limiar de detecção e tempo morto. O limiar de detecção e o tempo morto devem ser os menores possíveis, para permitir a maior taxa de aquisição de dados do sistema de EA.
Para determinar se um sistema de EA tem desempenho da taxa de aquisição de dados suficiente para executar um procedimento específico de ensaio, o inspetor deve instalar sensores na estrutura sob ensaio e usar o dispositivo de verificação em várias posições. Durante este processo, o tempo morto deve ser reduzido até múltiplos sinais serem observa...