Publicado em 07 out 2025

A execução do revestimento de tubulações de aço para água com epóxi líquido

Redação

Esse sistema de proteção consiste em uma camada formada por uma tinta epóxi bicomponente, curada quimicamente, aplicada em uma ou em várias demãos, desde que atenda aos níveis de desempenho normativos. Uma camada de acabamento à base de resina poliuretana alifática pode ser aplicada ou não, com a finalidade de proteger a camada anticorrosiva contra raios UV em tubulações aéreas. Ele pode ser aplicado na fábrica ou no campo. Para as juntas soldadas e nas superfícies danificadas, o sistema deve ser aplicado no campo. Os requisitos para a execução de um sistema de revestimento de tubulações de aço, para água bruta, potável e residual, com epóxi líquido abrangem os materiais e procedimentos referentes a um sistema de revestimento, destinado a proteger da corrosão tanto o interior como o exterior da tubulação, peças especiais, juntas soldadas e conexões, enterradas, abrigadas ou submersas em água, sob condições normais de construção.

Da Redação – 

O epóxi líquido pode ser usado em tubulações de aço para criar um revestimento protetor contra corrosão, abrasão e ataques químicos, tanto no interior quanto no exterior dos tubos, para aplicações como transporte de água, petróleo, gás e químicos industriais. As resinas epóxi são aplicadas por pulverização, pincel ou rolo, formando uma camada durável que prolonga a vida útil da tubulação e pode suportar altas pressõe.

Antes da aplicação, o perfil da superfície deve passar por uma limpeza por jato abrasivo que deve ser realizada para atingir no mínimo o grau de limpeza ao metal quase branco, de acordo com os padrões da NACE n° 2/SSPC SP 10 ou da ISO 8501-1, Sa 2, ou equivalente a um dos padrões fotográficos Sa2 da SSPC-SP-VIS1, e deve ser obtido um padrão de ancoragem na superfície de natureza angular, com perfil de rugosidade entre 50 µm e 100 µm (2,0 mils a 4,0 mils), ou de acordo com as instruções do fabricante da tinta. O perfil de rugosidade deve ser medido pelo método “Replica Tape”, conforme a ISO 8503-5, ou pelo método “Stylus”, conforme a ISO 8503-4, considerando o parâmetro RzDIN ou Ry5.


Artigo atualizado em 03/10/2025 12:34.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica