As práticas de projeto para os sistemas de tubos de poliamida não plastificada
Redação
Os sistemas de tubos de poliamida não plastificada (PA-U) são especificamente projetados e padronizados, e fornecidos para o transporte de combustíveis gasosos, oferecendo resistência à corrosão, estabilidade aos raios UV e custo/benefício superior ao aço, especialmente para linhas de coleta em petróleo e gás, com aplicações para gás natural, petróleo bruto e fluidos multifásicos. Esses sistemas utilizam juntas de fusão ou mecânicas, são adequados para uso subterrâneo/acima do solo e possuem requisitos específicos de materiais (como aditivos e estabilizadores) para durabilidade e segurança, estando em conformidade com as normas de classificação de pressão e temperatura. Há especificações normativas para um código de prática relacionadas aos sistemas de tubulações e conexões e poliamida não plastificada (PA-U), para serem usados enterrados, fora de edificações, e usados para o fornecimento de gases combustíveis, como, por exemplo, metano, GLP, gás manufaturado e hidrogênio, conforme definido na NBR ISO 16486-1) dentro da faixa de temperatura de –20 °C a +40 °C. Esses requisitos são apropriados relacionados à temperatura, abrangendo as redes e linhas de serviços cujos componentes são preparados para a união por solda mecânica e fornecem as instruções para o projeto, o armazenamento, o manuseio, o transporte, as condições de assentamento e o controle de qualidade de soldagem de tubos e conexões PA-U, bem como ensaios de união subsequentes, aterro, ensaio de sistema de tubulação e comissionamento. As principais informações para reabilitação podem ser encontradas na ISO 11295 para classificação, nas ISO 11299-1 e ISO 11299-2 para renovação, e nas ISO 21225-1 e ISO 21225-2 para substituição sem abertura de valas. Podem existir normas e códigos de prática nacionais mais detalhados, porém o documento é destinado à aplicação em associação com estas normas nacionais ou códigos de prática relacionados aos princípios básicos citados. Os métodos de união cobertos por este documento são a união por solda de topo; união por eletrofusão; e união mecânica.

Os procedimentos de solda podem variar dependendo do tamanho do tubo usado. A solda de topo e a eletrofusão são os métodos de união de preferência. A união por solda de topo e a eletrofusão devem estar de acordo com a norma.
Para o processo de eletrofusão, incluindo a operação de unidades de controle de solda, é feita referência aos fabricantes. Para união por solda, convém que seja fornecida evidência da compatibilidade de solda entre os materiais unidos.
Os componentes feitos de PA-U 11 devem ser unidos por solda apenas a componentes também feitos de PA-U 11. Os componentes feitos de PA-U 12 devem ser unidos por solda apenas a componentes também feitos de PA-U 12.
Os componentes feitos de PA-U não têm compatibilidade de solda com componentes feitos de outros polímeros. Um procedimento escrito de união, autorizado pelo operador da tubulação, deve estar disponível antes da construção da tubulação.
O procedimento de união deve incluir a especificação do método de união, os parâmetros de solda, o equipamento de solda, as condições de união, o nível de qualificação do soldador e os métodos de controle de qualidade a sere...