Publicado em 12 Oct 2021

A garantia da qualidade (QA) para a implementação de programas espaciais

Redação

Em linhas gerais, os projetos de sistemas espaciais impõem um alto risco em todas as suas etapas, por isso é muito importante reduzir ao máximo os erros com base em atividades que garantam o desempenho adequado do projeto. Existem algumas ferramentas específicas de engenharia de sistemas que podem ser usadas em estágios específicos da estrutura do pensamento do projeto, dependendo das deficiências e pontos fortes de cada uma. Essa estrutura de proposta acelera o processo convencional para um projeto espacial que geralmente requer muitos recursos e não é adequado para países emergentes e agências espaciais. O reconhecimento da engenharia de sistemas como uma atividade única evoluiu para o rápido crescimento da tecnologia e sua aplicação às principais operações militares e comerciais durante a segunda metade do século 20. Nos últimos anos, a engenharia de sistemas esteve intimamente ligada aos métodos utilizados nas comunicações eletrônicas e na engenharia aeroespacial e por isso obteve o seu lugar nessas disciplinas, pois era a responsável por encontrar soluções para reduzir os níveis de complexidade nas situações de vida humana. Os gestores espaciais devem entender os parâmetros da garantia da qualidade (QA) para a criação e implementação de programas de quality assurance (QA ) para projetos cobrindo definição de missão, concepção, desenvolvimento, produção e operações de sistemas espaciais, incluindo desativação.

Da Redação – 

Atualmente, existem várias definições sobre engenharia de sistemas, mas a mais importante é definida no manual de engenharia de sistemas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), onde descreve que ela é uma abordagem metódica e disciplinada para o projeto, realização, gestão técnica, operações e aposentadoria de um sistema. É importante mencionar que o objetivo da engenharia de sistemas é garantir que ele tenha sido projetado, construído e operado de forma que atenda a sua finalidade da forma mais rentável possível, contemplando desempenho, custo, prazo e risco.

Ou seja, deve-se produzir os sistemas que satisfaçam as necessidades dos clientes e aumentem a probabilidade de seu sucesso. Além disso, a inovação é um aspecto importante, portanto, os recursos humanos profissionais são necessários para desenvolver soluções de gerenciamento e engenharia para os desafios atuais e futuros de sistemas espaciais complexos.

Assim, o engenheiro de sistemas deve ser capaz de aplicar seu trabalho, compreender e reconhecer um problema, situação problemática ou processo em seu contexto para aplicar, adap...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica