Publicado em 06 Oct 2020

A avaliação dos custos unitários da construção civil

Redação

O cálculo do custo unitário está relacionado à engenharia de custos e pode ser utilizado na elaboração de orçamentos de obras e serviços. Normalmente, se calculam os índices de produtividade da mão de obra e consumo de materiais e equipamentos para execução de uma unidade. Ao aplicar o método da Composição Preço Unitário (CPU) nos empreendimentos, é possível prever as necessidades de insumos e estimar os custos diretos e indiretos de cada serviço. Basicamente, a prática se resume à atividade de relacionar todos os custos praticados durante a obra ou após a sua execução. A composição de custo unitário oferece esses valores com qualidade e um controle mais preciso, que permite negociações mais vantajosas. Com isso, é possível reduzir o custo final da obra e ampliar a margem de lucro. Deve-se compreender qual a função de cada componente que aparece durante a composição de custos. Os insumos representam cada um dos elementos necessários para a realização de um serviço. Eles podem ser referentes à mão de obra, materiais ou equipamentos. A unidade se trata da unidade de medida de compra de cada insumo, por exemplo: metro, m², m³, quilograma, tonelada, etc. e o índice se refere ao coeficiente de utilização de cada insumo aplicado no projeto. Ou seja, é a quantidade necessária para obter uma unidade de serviço. O custo unitário é o valor representativo do custo de cada unidade de insumo e o custo total é representado pela fórmula: índice x custo unitário e esse é o valor total do insumo necessário para a realização de uma unidade de serviço. Dessa forma, deve-se conhecer os critérios para avaliação de custos unitários, cálculo do rateio da construção e outras disposições correlatas, conforme as disposições fixadas e as exigências estabelecidas na Lei Federal 4.591/64.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Devido às mudanças que constantemente vem ocorrendo no ambiente de negócios, exige-se cada vez mais das empresas o aprimoramento dos seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a melhoria da qualidade, expansão de mercado e lucratividade, sendo o orçamento um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. A definição de orçamento é algo bastante complexo e tem sido assunto de muitas discussões entre especialistas no assunto, razão pela qual, o orçamento foi e continua sendo uma previsão de custos que pode ser interpretado de diversas formas por diferentes de especialistas da área, mas sempre com o foco de que não se pode afirmar ou determinar a exatidão do custo, entretanto observando que a probabilidade de certeza seja o mais próximo de 100%.

Existem vários tipos de orçamento, como a estimativa de custos O orçamento por estimativas é um orçamento simplificado da obra. Ele tem como objetivo obter o custo do empreendimento levando em conta apenas os dados técnicos que ela possa dispor, com o intuito de se obter informações em um curto prazo, porém com uma margem de incerteza, pois é executado por meio de dois parâmetros, área de construção e custo unitário por metro quadrado de construção aos quais multiplica-se um pelo outro a fim de se obter a estimativa de custo do projeto.

Já o orçam...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica