Publicado em 28 dez 2021

A importância estratégica do ciclo de vida na gestão do produto ou serviço

Redação

A gestão de impactos no ciclo de vida garante a otimização de ações e estratégias e evita uma mera transferência de problemas. Isso permite que a fabricação do produto esteja alinhada a uma série de certificações, sobretudo à ISO 14001, que prevê o desenvolvimento de práticas de gestão ambiental, apoiando a proteção ecológica, prevenção da poluição, minimização de resíduos, bem como redução do consumo de energia e materiais.

Mayara Zunckeller – 

Estabelecer o ciclo de vida de um produto requer muito planejamento e cuidado. Cada estágio de sua evolução traz desafios junto à cadeia produtiva que precisa ser rapidamente sanados por meio de avaliação contínua de processos e, sobretudo, para que possa cumprir sua função ambiental.

Desde o desenvolvimento deste produto, é preciso obter uma análise sistêmica de todo o seu processo de fabricação, desde a extração da matéria-prima, passando pela cadeia de fornecedores, beneficiamento, manufatura, até o transporte e chegada ao cliente final. Já neste passo inicial, é fundamental desenvolver estratégias voltadas ao uso, reuso e reciclagem, antes mesmo que este produto chegue ao mercado.

Esta tarefa cabe ao design for the environment (DfE), que busca estabelecer uma abordagem segura e sustentável ao design de um produto, na sua fase de pré-comercialização, tendo como objetivo diminuir riscos para a saúde humana e ambiental. O DfE é estabelecido por uma equipe multidisciplinar de designers que faz um mapeamento da funcionalidade do produto, seguido de uma análise de seu desempenho de sustentabilida...

Artigo atualizado em 16/12/2021 05:41.

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