Publicado em 06 Oct 2020

A adequação do sistema hidráulico de uma prensa conforme a NR 12

Redação

As prensas hidráulicas são equipamentos que possuem a função de exercer forças lineares de grande magnitude e utilizadas em diversos segmentos industriais, sendo que os acidentes envolvendo esses equipamentos podem causar desde pequenas lesões até amputações. Esse texto considera uma prensa hidráulica de uma indústria cerâmica, na qual foi executado um trabalho de adequação a NR 12 para minimizar a exposição do trabalhador aos riscos existentes. Também foram descritas todas etapas desde a definição da análise do equipamento, sua classificação de risco conforme tipo construtivo, as posições onde os blocos de segurança serão instalados e suas elementos de fixação e ligação para não haver mudanças na originalidade do equipamento, avaliação de todas as normativas envolvidas em prensas e a conclusão do estudo e aplicação do caso. Foram demonstrados todos os parâmetros adotados para elaboração e definição da categoria de risco e abrangendo as normas vigentes durante a etapa de projeto do equipamento.

André Fontanela Benedet – 

As prensas hidráulicas são utilizadas em muitos segmentos industriais onde as indústrias metalúrgicas e cerâmicas se destacam, pois são equipamentos essenciais para manufatura de diversos produtos. Na indústria cerâmica, a principal função da prensa hidráulica é fazer a compactação uniforme de uma camada de argila em pó em um formato específico. As prensas hidráulicas funcionam baseadas no princípio de Pascal e podem exercer força para execução de um determinado trabalho. Desta forma, os valores de pressão do sistema hidráulico principal podem atingem níveis potenciais para ocasionar acidentes e/ou lesões em trabalhadores, caso esta mesma prensa não esteja de acordo com as normas vigentes de segurança. 

Segundo informações obtidas no site do Ministério do Trabalho, entre 2012 e 2018, as máquinas e equipamentos representaram cerca de 15,19% de registros de acidentes no Brasil, totalizando um número de 528.473 acidentes no ambiente de trabalho com 2.058 mortes notificadas e 25.790 amputações. (Ministério do Trabalho, 2019). No ano de 2017, conforme estudo do Observatório FIESC, as atividades econômicas dos setores de Cerâmica e Metalmecânico, principais ramos que utilizam prensas hidráulicas no processo produtivo, representaram juntas, uma taxa de 77,17 acidentes a cada mil trabalhadores. No mesmo ano foram registrados 25.233 comunicados de acidentes de trabalho (CAT), em Santa Catarina, sendo que 54% foram...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica