O método de ensaio de compactação em solo-cimento
Redação
O solo-cimento é o material resultante da mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. O produto resultante deste processo é um material com boa resistência à compressão, bom índice de impermeabilidade, baixo índice de retração volumétrica e boa durabilidade. Pode ser definido como sendo o produto endurecido, resultante da cura de uma mistura íntima compactada de solo, cimento e água, em proporções estabelecidas por meio de dosagem executada conforme a NBR 12253. Existem parâmetros normativos que estabelecem os métodos para determinação da relação entre o teor de umidade e a massa específica aparente seca de misturas de solo e cimento, sem reuso do material, quando compactadas com energia normal. Eles podem ser realizados por dois métodos, aplicáveis de acordo com a granulometria do solo: o método A, para solos com 100% de partículas com diâmetro menor do que 4,75 mm; e o método B, para solos com até 30% de partículas com diâmetro maior do que 19 mm.

Da Redação –
O solo-cimento é o produto resultante da mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. É um material com boa resistência a compressão, bom índice de impermeabilidade, baixo índice de retração volumétrica e boa durabilidade.
O solo-cimento tem uma vasta gama de utilização, podendo ser utilizado na produção de blocos e tijolos, como base para pavimento asfáltico, na produção de paredes monolíticas e em elementos de fundações (compactado ou plástico). Assim, o solo-cimento é uma ótima alternativa na construção civil, tanto em sua composição mais comum (solo, cimento e água) quanto nas mais diversas composições estudadas, que visam dar uma destinação correta para diferentes tipos de resíduos, inclusive da própria construção civil.
Para o ensaio de compactação, conforme determina a ...