Publicado em 23 jul 2024

A instalação correta dos painéis industriais com espumas rígidas de poliuretano

Redação

Os painéis com revestimentos flexíveis de espuma de poliuretano são produzidos com diferentes espessuras e tipos de revestimentos, orgânicos e inorgânicos ou compensados, que são adotados para atender às necessidades específicas da aplicação. São formados pela reação química entre o poliol e o isocianato, e adere aos mais diversos tipos de substratos, como madeira, metal, cimento, cerâmica, alvenaria, PVC, ferro, mármore, alumínio e vidro. Quando aplicados no local ou em campo, sendo utilizada uma máquina de alta ou baixa pressão, imediatamente a espuma se expande em contato com o ar e ocupa toda a superfície definida para realizar a aplicação. Depois de seca, transforma-se em um polímero rígido, sem emendas, de densidade 38/40 kg/m³ que funciona como uma camada de barreira à umidade e excelente isolamento térmico que pode ser cortado e até lixado para receber vários tipos de acabamentos. Existem parâmetros normativos para a seleção e uso, os procedimentos executivos para a instalação dos painéis fabricados industrialmente com espumas rígidas de poliuretano, e as verificações durante os processos executivos dos componentes para aplicações em edificações e em câmaras frigoríficas, e a manutenção destes painéis após instalação.

Da Redação – 

A espuma rígida de poliuretano é considerada um material de isolamento térmico para a construção civil em geral e, em particular, para a construção de câmaras frigoríficas. Ela pode atuar como um insumo (componente núcleo) de painéis industrializados, tanto para coberturas quanto para paredes, quer sejam estruturais ou de vedação.

Quimicamente, o poliuretano é produzido pela reação química entre um isocianato e um poliol, adicionando-se aditivos em que, dependendo de condições específicas de aplicação, e dada a dependência da formulação química do poliuretano, o conjunto formado pelo painel, que é denominado painel industrializado com espuma rígida de poliuretano, pode ser aplicado em uma extensa gama de situações. A espuma rígida de poliuretano (PUR) inclui também a espuma rígida de poli-isocianurato (PIR).

O sistema construtivo pode atender a uma ampla faixa de necessidades, em vista das suas propriedades físicas, químicas e mecânicas. Assim sendo, torna-se necessário avaliar estas propriedades, com base no desempenho e com destaque para a classificação quanto à reação ao fogo. São fornecidas as dir...

Artigo atualizado em 22/07/2024 11:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica