Publicado em 16 jan 2024

Os eletrodos de aterramento das estruturas de linhas de transmissão aéreas

Redação

Um sistema de aterramento envolve o conjunto de todos os eletrodos e condutores de aterramento interligados, enterrados ou não, incluindo as ligações equipotenciais e partes metálicas que atuem com a função de eletrodo de aterramento ou de elemento de interligação. A resistência de aterramento de um eletrodo resistência é a ôhmica entre o eletrodo de aterramento e uma região do solo suficientemente afastada da zona de influência do eletrodo, tal que a diferença de potencial entre dois quaisquer de seus pontos, devido à corrente que circula pelo eletrodo para a terra, seja desprezível. Os aterramentos das estruturas de uma linha de transmissão (LT) podem exercer diversas funções, como o escoamento para a terra das correntes de descargas atmosféricas, de faltas para a terra e induzidas nos cabos para-raios, assim como o controle das tensões de toque na base da estrutura e das tensões de passo no entorno da estrutura e ao longo dos contrapesos, quando aplicável. Há critérios normativos para o projeto dos eletrodos de aterramento de estruturas de linhas de transmissão aéreas e para o dimensionamento elétrico dos cabos para-raios, considerando os limites de capacidade de corrente dos condutores e a distribuição das parcelas das correntes de falta para a terra. Eles não se aplicam ao dimensionamento mecânico dos cabos para-raios e dos acessórios de fixação destes condutores, assim como ao cálculo do desempenho da LT frente a descargas atmosféricas.

Da Redação – 

O projeto e o dimensionamento de sistemas de aterramento de linhas de transmissão requerem consideração cuidadosa quando os sistemas de aterramento estão em estruturas e vãos próximos a subestações. Esses aspectos incluem medidas tomadas para reduzir as sobretensões causadas por descargas atmosféricas que entram na subestação através das linhas aéreas, gerenciando as correntes de falta e as tensões de passo e de toque, e prevenindo a corrosão.

Dessa forma, para o projeto dos aterramentos das estruturas, para efeitos de padronização e facilidade dos trabalhos de campo, o projeto determina, inicialmente alguns arranjos de contrapeso, em que o comprimento total dos condutores é crescente. Estes arranjos são denominados fases do aterramento e numerados a partir de zero ou um, a critério do projetista, sendo a fase inicial a configuração mínima exigível para todas as estruturas.

A configuração da fase inicial depende do tipo de estrutura e da faixa disponível para lançamento do contrapeso. No caso de estruturas com um ou dois postes, o contrapeso é lançado a partir da (s) base (s) do (s) poste (s), formand...

Artigo atualizado em 16/01/2024 12:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica