Publicado em 05 out 2021

Os riscos da rádio frequência (RF) das estações de radiocomunicações em humanos

Redação

Uma fonte de RF é um equipamento eletrônico transmitindo intencionalmente um sinal de RF. Uma estação-base ou estação transmissora de radiocomunicação (ETR) é um equipamento fixo, incluindo transmissor de rádio e antena (s) associada (s), usado em redes de telecomunicações sem fio. As estações-base para comunicações móveis, radioenlaces, pontos de acesso à rede local sem fio, estações-base para telefonia sem fio, etc. normalmente não devem ser usados nas proximidades (ou seja, 20 cm) do corpo humano. Exemplos de redes de telecomunicações sem fio incluem aquelas usadas em sistemas de telecomunicações móveis, de acordo com a ITU-RM.1224-1, redes locais sem fio, redes de segurança pública e sistemas sem fio fixos (incluindo sistemas de radioenlace, comunicação ponto a ponto e comunicação ponto multi pontos, de acordo com as ITU-RF.592-4 e ITU-RF.1339-1. O equipamento para serviços de radar, TV e transmissão de rádio não é considerado um ETR. As medições de energia RF próximas à estações-base mostram que exposições públicas à sinais de rádio estão, normalmente, milhares de vezes abaixo do valor recomendado pelas normas de segurança internacionais. Entretanto, a preocupação pública com a implementação dessa infraestrutura em alguns países levou à adoção de restrições arbitrárias como a adoção de limites internacionais menores. Essas restrições não são baseadas em questões claras de fundamentação cientifica que levam em conta o peso das pesquisas. Tais medidas não garantem proteção adicional à saúde para a comunidade, mas acabam tendo um impacto verdadeiro sobre implementações inteligentes de rede e operações. Este documento examina as implicações técnicas e políticas públicas relacionadas à limites menores arbitrários de energia RF. As normas de segurança, ou normas de exposição, especificam o máximo de intensidade de RF que é aceito para que uma pessoa esteja exposta, também chamado de limite de exposição. Existem limites para o público em geral, e outros menos restritivos, para grupos ocupacionais. Mensurações de RF próximas à estações-base tipicamente mostram exposições públicas a ondas de rádio que estão avaliadas em centenas, ou até mesmo milhares, de vezes abaixo dos limites de exposição determinados por organismos internacionais. Dessa forma, deve-se entender os métodos para a determinação da intensidade de campo eletromagnético na faixa de radiofrequências (RF) e da taxa de absorção específica (SAR) nas proximidades das ETR, com o objetivo de avaliar a exposição humana.

Da Redação – 

As antenas de estações-base transmitem campos eletromagnéticos de RF em padrões que são tipicamente muito pequenos na direção vertical (altura), mas um tanto abertos na direção horizontal (largura). A intensidade do campo de RF geralmente diminui rapidamente quanto maior for a distância da antena, devido à propagação estreita do feixe vertical, a intensidade do campo RF no solo, diretamente abaixo da antena, também é extremamente baixa.

Ao redor de cada uma das antenas de estações-base, um limite de conformidade é estabelecido para trabalhadores e o público. Esse limite é localizado na distância da antena onde a intensidade do campo de energia RF coincide com os limites de exposição.

Dentro do limite, no ponto mais perto da antena, a intensidade do campo RF está sujeita a exceder os limites. Esta região é normalmente chamada de zona de conformidade, já que as medidas devem ser tomadas para restringir o acesso das pessoas à esta área. Já que existem dois limites diferentes de exposição para o humano e para trabalhadores ocupacionais, existem dois limites de conformidade.

Os monitores de RF pessoa...

Artigo atualizado em 05/10/2021 06:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica