Publicado em 01 fev 2022

As técnicas de sondagem geoelétrica em aterramento elétrico

Redação

A definição de aterramento é de que é a ligação intencional da parte eletricamente condutiva à terra e resistência de aterramento (de um eletrodo) é aquela resistência ôhmica entre o eletrodo de aterramento a um ponto fora do alcance de influência do eletrodo (terra remoto) e a terra remoto. Dessa forma, um sistema de aterramento é um conjunto de todos os elementos condutivos, composto por condutores de aterramento e eletrodos de aterramento naturais ou não naturais, interligados por elementos que podem estar enterrados ou não. A sondagem elétrica vertical (SEV) é o conjunto de leituras feitas na superfície do terreno pelo método da eletrorresistividade, com um alinhamento simétrico de eletrodos e variando o espaçamento entre eles, conforme o arranjo de medição adotado, sendo o modelo geoelétrico obtido (1D) atribuído ao ponto central do arranjo. O solo é a camada superficial da crosta terrestre, de material alterado e composto por fragmentos de rocha, argilominerais, óxidos de ferro e diversos outros materiais não consolidados, formados pela ação do intemperismo e pela alteração química dos minerais da rocha-matriz, assim como pela matéria orgânica produzida por organismos que nele vivem e as sondagens de simples reconhecimento (SPT - standard penetration test) é o procedimento para sondagem mecânica de solos por meio de uma ferramenta que penetra no solo por ação da queda de um peso padronizado. Para os procedimentos de medição, fazendo algumas considerações práticas da SEV, não se deve fazer medições sob condições atmosféricas adversas, tendo em vista a possibilidade de ocorrência de descargas atmosféricas; utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) compatíveis com o tipo e o local da medição a ser realizada; deve-se evitar que pessoas estranhas e animais aproximem-se dos equipamentos de medição; e não se deve tocar nos eletrodos durante a medição. A localização dos pontos e das direções das SEV depende da geometria da área e das características locais, como topografia, interferências, obstáculos, espaço disponível e alinhamentos de medição possíveis. Deve-se compreender as técnicas de sondagem geoelétrica e as metodologias de determinação do modelo geoelétrico para aplicação em projetos de aterramento elétrico.

Da Redação – 

Os arranjos de medição são um conjunto de leituras tomadas com diferentes espaçamentos entre eletrodos resulta em um conjunto de valores que, quando plotados em um gráfico, dá origem à curva de resistências aparentes, que indica a variação deste parâmetro em função do espaçamento. O arranjo de Schlumberger constitui o caso geral dos arranjos simétricos de quatro eletrodos, onde o espaçamento dos eletrodos de potencial (M e N) é mantido fixo, sendo deslocados apenas os eletrodos de corrente (A e B).

Se o potencial entre os eletrodos centrais cair a níveis inferiores à sensibilidade do equipamento ou da ordem de grandeza dos ruídos presentes naturalmente no solo, é necessário o aumento do espaçamento do par de eletrodos de potencial, sempre com o cuidado de preservar a relação MN < AB/5.

No arranjo de Wenner, os quatro eletrodos são igualmente espaçados, onde A e B são os eletrodos de corrente e a tensão é medida entre os eletrodos M e N. A separação entre os eletrodos adjacentes é dada por a, sendo h a profundidade de cravação, que não deve exceder 10% de a. O arranjo de Wen...

Artigo atualizado em 01/02/2022 06:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica