O cobre é uma tendência eminente para o setor de eletroeletrônicos
Redação
Pode-se destacar as vantagens do cobre para o setor de eletroeletrônicos, como a sua excelente propriedade térmica e elétrica, boa conformabilidade a frio e o fato de permitir a possibilidade de fabricação de diversos componentes em diferentes formatos e geometrias. Além disso, há outras características interessantes da atuação do metal neste setor, como sua alta resistência, durabilidade, e ainda o fato de ser um material que está em sinergia com práticas sustentáveis, oferecendo a possibilidade de reciclagens sem alteração no desempenho.
Walter Sanches –
Recentemente, muito tem se falado sobre projetos na América Latina utilizando o cobre, especialmente no que tange os carros elétricos. Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento da KPMG, de 2023 a 2029, os investimentos estimados em 68 projetos de cobre na região somam US$ 95,4 bilhões.
Ou seja, já está mais do que claro para este nicho os benefícios que o cobre tem a oferecer para toda a cadeia. No entanto, o que não é muito evidenciado é que essas mesmas vantagens podem ser exploradas de forma ampla, também, em outros setores, como é o caso do segmento de eletroeletrônicos.
Traçando um panorama sobre esta indústria, o mercado de eletroeletrônicos encerrou 2022 com faturamento de R$ 220,4 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Esta amostragem reforça o potencial do setor que, para gerar ainda mais competitividade, precisa contar com produtos robustos e que confirmem a qualidade esperada.
Neste sentido, o cobre e suas ligas constituem um dos principais grupos de metais comerciais, os quais vêm sendo amplamente utilizados no setor de eletr...