Publicado em 20 jan 2026

A fabricação de equipamentos intrinsecamente seguros para atmosferas explosivas

Redação

Este tipo de proteção em atmosferas explosivas é aplicável a equipamentos elétricos cujos circuitos elétricos são incapazes, por eles próprios, de causar uma ignição da atmosfera explosiva que os envolve. Isto inclui equipamentos elétricos que contenham circuitos que são intrinsecamente seguros somente sob determinadas condições, por exemplo, sob a alimentação de uma bateria, com a alimentação da rede removida. Há requisitos normativos de fabricação e para os ensaios de equipamentos intrinsecamente seguros destinados à utilização em atmosferas explosivas e equipamentos associados, os quais se destinam à conexão com circuitos intrinsecamente seguros que entram nestas atmosferas. Este tipo de proteção "Ex" é aplicável a equipamentos elétricos cujos circuitos elétricos são incapazes, por eles próprios, de causar uma ignição da atmosfera explosiva que os envolve. Isto inclui equipamentos elétricos que contenham circuitos que são intrinsecamente seguros somente sob determinadas condições, por exemplo, sob a alimentação de uma bateria, com a alimentação da rede removida. Eles são aplicáveis aos equipamentos elétricos ou a partes de equipamentos elétricos localizados fora da atmosfera explosiva ou protegidos por algum outro tipo de proteção relacionado na NBR IEC 60079-0, quando a segurança intrínseca dos circuitos elétricos na atmosfera explosiva pode depender do projeto e da construção destes equipamentos elétricos ou suas partes. Os circuitos elétricos expostos às atmosferas explosivas são avaliados para utilização nestas atmosferas aplicando esta norma. Ela se aplica a sensores conectados a circuitos intrinsecamente seguros, mas não se aplica à proteção de elementos catalíticos para o Grupo IIC ou Grupo 118 + H2.

Da Redação – 

Os circuitos intrinsecamente seguros devem ser avaliados para assegurar que a energia disponível para uma faísca em cada ponto onde uma interrupção ou uma interconexão exposta à atmosfera explosiva podem ocorrer e seja incapaz de causar ignição da atmosfera explosiva para o grupo de equipamentos especificados sob as condições e os fatores de segurança para o nível de proteção do circuito. O termo faísca é utilizado para se referir à abertura ou ao fechamento do circuito avaliado.

Não é necessário que tal abertura ou fechamento do circuito produza uma faísca visível. A ignição por faísca deve ser avaliada como segue, exceto nos casos indicados de outra forma neste documento: por meio dos contatos normalmente abrindo e fechando; e nos terminais de circuitos intrinsecamente seguros, incluindo a conexão dos C0, L0 e Lc/R0 especificados para estes terminais. C0 e L0 são aplicados separadamente ao avaliar a conexão nos terminais, exceto se houver indicação em contrário nas instruções.

A ignição por faísca não precisa ser considerada: em distâncias de separações infalíveis em conformidade com a norma; em sér...

Artigo atualizado em 08/01/2026 03:53.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica