Publicado em 08 ago 2023

As luvas isolantes devem ser fabricadas de acordo com a norma técnica

Redação

As luvas isolantes são feitas de material isolante de borracha no projeto estrutural, sendo que a camada isolante forma um sistema isolante fechado para proteger as mãos. Elas devem ser testadas quanto às propriedades elétricas antes de saírem da fábrica. As normas para luvas isolantes de borracha afirmam que as luvas devem estar livres tanto na superfície interna quanto na externa de irregularidades prejudiciais que podem ser detectadas por meio de testes e inspeções. Irregularidades nocivas são definidas como qualquer característica que perturbe o contorno uniforme e liso da superfície e represente um perigo potencial para o usuário, como orifícios, rachaduras, bolhas, cortes, matéria estranha incorporada condutora, vincos, marcas de aperto, espaços vazios (ar aprisionado), ondulações proeminentes e marcas de mofo. oferecem proteção pessoal para as mãos dos trabalhadores contra choques elétricos ao trabalhar perto ou em fios energizados, cabos e equipamentos elétricos, incluindo aparelhagem de subestação e transformadores - a avaliação de risco identifica choque elétrico durante a junção de cabos ou escavação ao redor cabos sob tensão como uma causa potencial de acidente que pode ser evitada com o uso de luvas e precauções de segurança adequadas. Há parâmetros normativos obrigatórios para as luvas isolantes e luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, que são normalmente usadas em conjunto com luvas de proteção vestidas sobre as luvas isolantes para prover proteção mecânica; e luvas isolantes e luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, utilizáveis sem as luvas de proteção.

Da Redação – 

Essas luvas isolantes são produzidas de elastômero, utilizadas para a proteção do trabalhador contra riscos elétricos. Devem ser armazenadas em seu recipiente ou embalagem e deve-se tomar cuidado para assegurar que as luvas não estejam comprimidas, dobradas ou armazenadas na proximidade de tubulação de vapor, radiadores ou outras fontes de calor artificial, ou expostas à luz solar direta, luz artificial ou outras fontes de ozônio. É desejável que a temperatura ambiente fique entre 10 °C e 21 °C.

Todas as vezes antes do uso, recomenda-se que ambas as luvas de um par sejam visualmente inspecionadas e submetidas a um ensaio de ar, aplicado manualmente, onde praticável. Se uma ou outra luva for considerada insegura, recomenda-se que o par não seja usado e seja devolvido para ensaio. As luvas devem ser usadas em regiões com temperatura ambiente entre – 25 °C e + 55 °C, e que as luvas de categoria C (temperatura extremamente baixa) sejam usadas em temperatura ambiente entre – 40 °C e + 55 °C.

Recomenda-se que as luvas não sejam expostas desnecessariamente ao calor ou luz, o...

Artigo atualizado em 08/08/2023 04:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica