A dosagem e as propriedades volumétricas das misturas asfálticas a quente
Redação
As misturas asfálticas a quente distinguem-se em vários tipos de acordo com o padrão granulométrico empregado e as exigências de características mecânicas, em função da aplicação a que se destina. Um dos tipos mais empregados é o concreto asfáltico também denominado concreto betuminoso usinado a quente. Trata-se do produto da mistura convenientemente proporcionada de agregados de vários tamanhos e cimento asfáltico, ambos aquecidos em temperaturas previamente escolhidas, em função da característica viscosidade-temperatura do ligante. As misturas asfálticas a quente também se dividem em grupos específicos em função da granulometria dos agregados. Já as misturas, feitas em usinas estacionárias próprias, são os pré-misturados a frio em que se empregam as emulsões asfálticas como ligante para envolver os agregados. Também proporcionados de forma conveniente para atender certos requisitos de arranjo do esqueleto mineral, características volumétricas e de resistência mecânica especificadas, são nesse caso realizadas sem aquecimento dos agregados. O ligante eventualmente pode sofrer um pequeno aquecimento, mas em geral é também usado na temperatura ambiente. Existem as especificações normativas que estabelecem os métodos de dosagem e as propriedades volumétricas para misturas asfálticas a quente e seus cálculos. Pode-se dizer que o cimento asfáltico de petróleo (CAP) é uma substância composta por hidrocarbonetos pesados, com propriedades ligantes, de elevada viscosidade em temperatura ambiente, e que ocorre na natureza ou é obtida por fabricação, a partir da destilação do petróleo.
Da Redação –
Pode-se destacar que a principal diferença entre o asfalto frio e quente não está só na sua temperatura, mas também no ligante asfáltico utilizado. As duas misturas são formadas por agregados minerais, ou seja, britas, pó-de-pedra, filler e o ligante asfáltico.
Assim, para entender a diferença entre o asfalto frio e quente é necessário entender um pouco sobre a produção dos dois tipos feita em usina. No concreto betuminoso usinado quente é utilizado o ligante conhecido como CAP, ou seja, cimento asfáltico de petróleo. Esse ligante é um material semissólido na temperatura ambiente que precisa de aquecimento para unir sua composição aos demais agregados minerais.
No concreto betuminoso usinado quente, os agregados que são utilizados de maneira mais comum são britas e pó-de-pedra, esses que quando misturados ao concreto usinado quente tem a função de dar estabilidade à mistura e resistência mecânica. Para a classificação do concreto betuminoso usinado quente é levado em consideração a curva granulométrica dos agregados presentes nele, assim podendo variar entre granulações mais densas, descontínua, unifo...