Publicado em 25 jun 2024

A Qualidade dos parafusos ortodônticos para a ancoragem em odontologia

Redação

Os parafusos ortodônticos são usados para movimentar os dentes nas mais diversas direções durante tratamento odontológico ortodôntico. Suas diversas aplicações bem como as vantagens em relação a sistemas de movimentação ortodôntica tradicionais estão relatadas em estudo clínicos. Os esforços envolvidos durante a inserção e durante o serviço dos parafusos ortodônticos merecem especial atenção uma vez que podem ocasionar a fratura dos mesmos levando ao insucesso do tratamento. Do ponto de vista mecânico, os esforços desenvolvidos durante o uso do produto devem ser estudados levando em consideração a fase de colocação (inserção) do parafuso no paciente e a fase de ativação do parafuso com molas, arames e barras para movimentação dentária. As forças de ativação necessárias para movimentação dentária são da ordem de 35 a 120g. Há especificações normativas, que incluem os métodos de ensaios, para os parafusos ortodônticos para ancoragem, usados no tratamento ortodôntico. Elas fornecem os detalhes de métodos para comparar propriedades físicas e mecânicas dos produtos para ancoragem, juntamente com as informações de embalagem e rotulagem. Os parafusos ortodônticos para ancoragem são usados para prover ancoragem esquelética intraoral temporária durante o tratamento ortodôntico e são removidos no final do tratamento ortodôntico. Semelhantemente aos implantes dentários intraósseos, eles são, portanto, inseridos nas estruturas ósseas maxilo-faciais.

Da Redação – 

A ancoragem por parafusos expandiu muito os limites da ortodontia clínica. Mesmo sem a adesão do paciente, os implantes podem fornecer ancoragens estacionárias para vários movimentos dentários e até tornar possível mover o dente em direções que eram impossíveis com a mecânica ortodôntica tradicional.

Por outro lado, o uso clínico da ancoragem com os parafusos apresenta alguns riscos. A fratura do parafuso pode ser um dos efeitos colaterais mais indesejáveis no uso clínico da ancoragem de parafusos, que ocorre não apenas na colocação, mas também na remoção.

Muitos fatores são sugeridos como relacionados à falha do parafuso, mas a proximidade da raiz do parafuso e a mandíbula são considerados dois fatores comuns. Os danos aos tecidos moles são temporários na maioria dos casos, mas os danos aos tecidos duros são irreversíveis e devem ser evitados. Deve-se compreender esses riscos e complicações da ancoragem dos parafusos e prestar atenção ao seu uso consciente quanto à segurança.

Dessa forma, são produtos para saúde usados na odontologia. Ao contrário dos implantes, como os implantes dentários...

Artigo atualizado em 20/06/2024 11:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica