Publicado em 28 fev 2023

Um alerta sobre a disponibilidade de liquidez necessária à operação

Redação

É importante que um administrador, na alternativa de recorrer ao mercado financeiro para uma reposição de giro, trabalhe de forma a reduzir seus custos financeiros. Uma outra forma também a se analisar é a busca junto aos sócios da empresa de um possível aumento de capital, ou de um adiantamento para um futuro aumento de capital, ou até mesmo de um empréstimo para que eles possam realizar para a empresa de forma menos onerosa do que a cobrada pelo mercado financeiro.

Jorge Bahia – 

A liquidez, quanto à análise isolada do termo, tem vinculação direta com a agilidade e rapidez na transformação de um determinado item em algo mais monetizável do que o representado pela sua estrutura, ou, apresentação original. Assim, quando pensamos em liquidez, estamos falando em rapidez de transformação bem como facilidade em mudança de estado monetário de um bem ou direito, facilidade essa que deve ser suportada em agilidade de ação com simulações já realizadas para indicar a melhor alternativa de ação.

Esse deve ser um ponto de atenção das empresas, e que está obrigatoriamente atrelado a sua estratégia de negócio, a dinâmica do mercado no qual atua, a agressividade, ou até mesmo audácia, dos seus administradores. Todas essas quatro características -- estratégia, dinâmica, e agressividade ou audácia -- quando analisadas com o enfoque de liquidez necessária, ou, exigida pelo negócio da empresa, tem vinculação ao seu montante e qualidade de compromissos.

O montante está atrelado, efetivamente, a quantidade dos compromissos, e qualidade está atrelada na maleabilidade de possível negociação, se e qu...

Artigo atualizado em 28/02/2023 05:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica