Os erros na entrevista de emprego e os de comunicação no ambiente de trabalho
Redação
A arte de se comunicar bem vai muito além da propensão para falar muito, ou fazer amizades rapidamente, como muita gente pode achar. Assim como qualquer outra habilidade, comunicação requer treino e dedicação. Nesta linha tênue entre falar e comunicar, é que se encontra um erro muito comum nas entrevistas de emprego, principalmente para quem tem pouca experiência: o improviso. Além disso, primeiro é preciso entender que a oratória não é uma questão de dom, como as vezes é vista, mas sim de treino. Falar todos podem, mas para se comunicar e passar com sucesso uma mensagem, é necessário prática e estratégia.
Fabiana Teixeira –
Quando chega aquele tão esperado momento da entrevista de emprego, muitas vezes depois de muito tempo entregando currículos e correndo atrás de uma oportunidade, pode parecer que tudo já está certo. O perfil da empresa se encaixa com o seu, você sabe que tem as qualidades que o empregador procura, então o que poderia dar errado?
Muitas pessoas se esquecem do motivo pelo qual existe esta entrevista. O recrutador quer também saber como você se expressa pessoalmente, se além de suas habilidades técnicas, você também é colaborativo, comunicativo e criativo. Defendo de que a arte de se comunicar bem, vai muito além da propensão para falar muito, ou fazer amizades rapidamente, como muita gente pode achar.
Assim como qualquer outra habilidade, comunicação requer treino e dedicação. Nesta linha tênue entre falar e comunicar, é que se encontra um erro muito comum nas entrevistas de emprego, principalmente para quem tem pouca experiência: o improviso.
Pode ser que por ter facilidade na troca de ideias no seu dia a dia, você se sinta muito confortável em não ensaiar o que vai dizer, mas improvisar é ...